As aeronaves que realizam voos de longa distância podem comportar bares e lounges exclusivos. Esses espaços oferecem bebidas, petiscos e áreas confortáveis para relaxar ou socializar durante o voo. Embora poucas companhias aéreas contem com essa facilidade, nesta matéria vamos apresentar cada uma delas, mostrar como são seus bares e lounges aéreos e, claro, explicar como você pode ter acesso a essa experiência a bordo. Confira!
☞ pular para…
Emirates
A Emirates oferece aos passageiros voando em cabines premium o “Onboard Lounge”, um espaço no A380 com bar e área social. O ambiente comporta cerca de 26 pessoas, sendo 8 sentadas confortavelmente. Para ser acessá-lo, você deve estar voando em Primeira Classe ou Classe Executiva.
O bar fica localizado no andar superior da aeronave, tem formato de U e fica rodeado por sofás e mesas, com iluminação e música ambiente, TV de 55 polegadas e cortinas à prova de som para minimizar ruídos nos assentos próximos.
Lá, um bartender prepara drinks e serve bebidas premium, além de oferecer uma seleção diversa de snacks doces e salgados, que varia conforme origem, destino, hora do dia e duração do voo. Veja abaixo um vídeo oficial da Emirates apresentando o “Onboard Lounge”:
Qatar Airways
Assim como a Emirates, a renomada Qatar Airways também oferece um bar com lounge para socialização no seu A380. Ele fica localizado no fundo do segundo andar aeronave, em frente à Classe Econômica. Para acessá-lo, você também deve estar voando em Primeira Classe ou Classe Executiva.
Além de assentos para relaxar, lá você encontra um cardápio especial de petiscos leves, snacks e bebidas selecionadas, incluindo vinhos e destilados. O espaço comporta até 15 pessoas e no site da companhia é possível fazer um tour 3D no lounge.
Etihad Airways
Outra companhia do Oriente Médio que possui este serviço a bordo é a Etihad. O lounge/bar da companhia a bordo do A380 é chamado de “The Lobby”, e assim como os demais, esta disponível apenas para passageiros voando na Primeira Classe ou Classe Executiva.
O “The Lobby” fica localizado entre a cabine de Primeira classe e a Classe Executiva no segundo andar. Ele oferece 2 sofás, uma mesa de centro, bar e uma TV com programação ao vivo e acomoda 6 pessoas. Neste caso, não há um bartender dedicado no local, mas os comissários de bordo servem snacks e bebidas.
Korean Air
A Korean Air possui 2 espaços de lounge no seu A380. Um deles, se chama “Celestial Bar” e no passado era patrocinado pela Absolut. Mas segundo relatos, atualmente, somente snacks são servidos no local. Ele fica na parte de trás do segundo andar. Veja abaixo uma imagem de quando o espaço ainda servia bebidas alcoólicas:
O outro lounge fica na parte da frente do segundo andar, e lá você também pode fazer um lanche e socializar com outros passageiros. Ambos os espaços só podem ser acessados por passageiros da Primeira Classe e Classe Executiva, como de costume. Confira abaixo algumas fotos do segundo lounge:
Qantas
O lounge a bordo da Qantas, também é encontrado exclusivamente em aeronaves de modelo A380. Ele fica localizado na parte frontal do segundo andar. O espaço acomoda até 10 passageiros e também é exclusivo para passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva. Não há serviço de bartenders, mas os comissário servem lanches e bebidas no local.
Virgin Atlantic
A Virgin Atlantic possui lounges a bordo do Boeing 787 e no Airbus A330-300, chamados “The Bar”. É um espaço pequeno, com apenas alguns assentos para degustação de bebidas. Em ambas as aeronaves, ele fica localizado entre a Classe Executiva e a Premium Economy, e está disponível apenas para passageiros da Classe Executiva.
Vale ressaltar que o “The Bar” está com os dias contados. Isso porque a Virgin anunciou um retrofit de algumas aeronaves, entre elas do Boeing 787, e no novo projeto, não está incluído este espaço.
Uma versão atualizada dos bares, chamada “The Loft”, pode ser encontrada em 7 aeronaves de modelo A350 (de assinatura G-VDOT, G-VJAM, G-VLUX, G-VPOP, G-VPRD, G-VRNB e G-VTEA) e as do modelo A330-900neo. O espaço fica localizado atrás da Classe Executiva e possui alguns sofás e tela de entretenimento. Não há serviço dedicado, mas os comissários também servem comidas e bebidas no local. Também é exclusivo para passageiros da Executiva. Confira um vídeo detalhado:
Os mais novos A350 da Virgin Atlantic (de assinatura G-VBOB, G-VEVE, G-VLIB e G-NVR) possuem um novo conceito de lounge, chamado “The Booth”. Diferente dos demais, ele não fica aberto durante o voo para passageiros da Classe Executiva, sendo necessário fazer uma reserva. Lá é possível fazer um jantar privativo ou degustação de bebidas. E fica localizado na parte frontal da aeronave.
O “The Booth” possui dois monitores touchscreen de 27 polegadas, permitindo aos passageiros uma janela para experiências totalmente imersivas. O conteúdo dos monitores é atualizado continuamente, adaptado à rota e ao horário do dia. Além disso, há duas entradas de áudio Bluetooth para conectar fones de ouvido ao áudio do monitor.
Comentário
A presença de um bar ou lounge a bordo é ótimo para que os passageiros possam mudar de ambiente e interagir com outros em voos de longa distância. Além disso, é uma experiência diferenciada que pode fazer com que o voo seja memorável.
Vale observar que todos os espaços apresentados só podem ser acessados por passageiros da Primeira Classe ou Executiva. No caso da Virgin Atlantic que não possui Primeira Classe, só os passageiros da Executiva podem acessar.
Já visitou algum bar/lounge a bordo? Nos conte nos comentários como foi sua experiência.