O passaporte é o documento mais importante para nós, viajantes. E além de ser uma forma de identificação, eles revelam algo muito importante: as relações diplomáticas de um país. É isso que define quais lugares viajantes de um determinado território poderão entrar sem a necessidade de visto. Dessa forma, quanto menor o número de países que exigem visto para portadores daquele passaporte, mais poderoso o passaporte é.
É com base no nível de liberdade que o documento oferece, que o Passport Index o classifica.
Porém, em tempos de pandemia, isto teve uma grande mudança – pois agora com algumas fronteira fechadas e restrições de viagens, alguns passaportes passaram na frente e outros perderam posições.
O ranking divulgado e constantemente atualizado pelo Passport Index, agora contém 5 novos campeões devido ao quesito “mobilidade”, que são:
- Alemanha
- Luxemburgo
- Espanha
- Coréia do Sul
- Nova Zelândia
O Brasil está na posição 21, juntamente com a Turquia, com pontuação total de 92.
Anteriormente pré-COVID, o ranking de 2020, tinha os seguintes países no top 5:
- Japão
- Singapura
- Alemanha e Coréia do Sul
- Finlândia e Itália
- Dinamarca, Luxemburgo e Espanha
A Nova Zelândia anteriormente estava na posição 9, e hoje está no topo.
Comentário
Com as restrições de viagens e fronteiras, ter um passaporte “poderoso” facilita e muito a vida do viajante. Algum leitor nosso tem um dos “novos” TOP 5?
Para maiores informações do ranking, acessem o site do Passport Index.
Conheça a Confraria de Vinhos do Passageiro de Primeira
*com o cupom “CONFRARIAPP” você recebe 2 meses grátis no plano anual e concorre a uma viagem com acompanhante para a melhor vinícola do mundo;
**clientes Bradesco Cartões recebem uma garrafa extra a cada dois meses no plano Reserva e uma garrafa extra mensal nos planos Reserva+, Reserva Especial e Grand Reserva. Acesse este link para assinar a Confraria Bradesco ou este para assinar a Confraria Passageiro de Primeira caso você não seja cliente Bradesco.