Quais são os 10 voos comerciais mais longos do mundo?

Notícias

Por Roberto Bodetti

Caro leitor, em algum momento você com certeza já se perguntou: “Quais são os 10 voos comerciais mais longos do mundo?”

No Brasil, por exemplo, a rota mais extensa que existe é entre as Campinas (VCP) e Boa Vista (BVB), que liga os estados de São Paulo e Roraima respectivamente. O trecho é operado pela Azul, e tem uma distância de pouco mais de 3.200 quilômetros.

E, se no Brasil existe uma rota tão grande quanto esta, quais são as rotas mais longas do mundo todo? Nesta matéria, o Passageiro de Primeira responde a esta pergunta!

Vale lembrar que o critério para determinar a lista foi a distância em quilômetros entre os dois pontos, não o tempo de voo. Porém, este também será listado. Todos os trechos citados são de voos diretos.

voos longos


Quais são os 10 voos mais longos do mundo?

 1 – Nova York (JFK) – Singapura (SIN)

No topo da lista temos o voo SQ 23, que é operado pela Singapore Airlines e liga as cidades de Nova York (JFK) e Singapura (SIN). O trecho, que tem partidas diárias, tem duração estimada de 19 horas ininterruptas de voo, atravessando o Oceano Atlântico Norte, Europa e Oriente Médio, numa rota com 15.349 quilômetros de extensão.

A aeronave escolhida pela Singapore para operar a rota é o Airbus A350-900ULR, que conta com capacidade para 161 passageiros. Uma curiosidade dessa aeronave é que ela tem poltronas apenas nas Classes Executiva e Premium Economy!

Imagem Ilustrativa – Passageiro na Cabine Executiva do Boeing 777-300ER da Singapore Airlines.

2 – Nova York (EWR) – Singapura (SIN)

Em segundo lugar, e por uma pequena diferença de 5 quilômetros de distância, temos o trecho entre Newark (EWR) e Singapura (SIN), que também é operado pela Singapore Airlines, dentro do código SQ 21.

O trecho é operado por aeronaves A350-900ULR, assim como o os SQ 23, e tem em média uma duração de 19h10, apenas 10 minutos a mais do que o trecho que parte do Aeroporto Internacional John F. Kennedy. No total, o voo cobre uma distância de 15.344 quilômetros.

Imagem Ilustrativa – Cabine Executiva do Airbus A380 da Singapore Airlines.

3 – Auckland (AKL) – Doha (DOH)

Ocupando a última posição do pódio está o voo QR 921 da Qatar Airways, que parte da cidade de Auckland (AKL) na Nova Zelândia e tem como destino Doha (DOH), capital do Qatar. Ao todo, o trecho tem uma distância de 14.535 quilômetros, que são percorridos durante aproximadas 17h25.

A Qatar opera o voo QR 921 desde 2017, e com os modelos Airbus A350-1000, que conseguem transportar até 327 passageiros, dos quais 46 voam em Classe Executiva e 281 na cabine de Classe Econômica.

Qatar Airways – Q-Suite (Reprodução/YouTube/Qatar Airways)

4 – Perth (PER) – Londres (LHR)

O voo entre Perth (PER) e Londres (LHR) tem 14.449 quilômetros, é operado pela Qantas no código QF9, e tem uma duração aproximada de 17h50 a bordo de um Boeing 787-9, com capacidade para 236 passageiros nas classes Executiva, Premium Economy e Executiva. O voo está operante desde 2018, e é famoso desde o seu lançamento, por ter sido a primeira rota a ligar a Austrália e a Europa sem escalas!

5 – Dallas (DFW) – Melbourne (MEL)

Também operado pela Qantas, estre trajeto entre a Austrália e o Texas voa sob o código QF22 e conta com aproximados 14.472 km de extensão, que atravessam o Oceano índico, Atlântico Norte e a África. O voo é operado pelo Boeing 787-9 e dura por volta das 17h45. Assim como na rota de Perth para Londres, neste voo são levados até 236 passageiros, nas cabines de Classe Executiva, Premium Economy e Econômica.

6 – Perth (PER) – Paris (CDG)

O voo que ocupa o sexto lugar é o QF33, que liga a Austrália à França sem conexões ou escalas. A rota conta com aproximadamente 14.264 quilômetros, com uma duração de 17h25 e é operado pela Qantas. Este é o trajeto mais recente dos 10 voos mais longos do mundo, tendo operado pela primeira vez há pouco mais de um mês, em julho de 2024. O trecho também é operado pelo Dreamliner da Boeing, e conta com as cabines Econômica, Premium Economy e Executiva.

10 voos mais longos

7 – Nova York (JFK) – Auckland (AKL)

Este voo é operado tanto pela Qantas quanto pela Air New Zealand respectivamente. O trecho tem pouco mais de 14.200 km quilômetros, entenda um pouco mais sobre ele em ambas as companhias aéreas:

Qantas

Voando com o código QF4, o voo entre Nova York e Auckland da Qantas dura 17h40, e é operado com o Boeing 787-9, que dispõe de 166 assentos em classe Econômica, 28 em Premium Economy e 42 na Cabine Executiva.

10 voos mais longos

Air New Zealand

Voando com a Air New Zealand, a duração é de 17h35, e o código do voo é o NZ1. O trecho também é operado por uma aeronave Boeing 787-9 e dispõe de assentos em classe Econômica, Premium Economy e Executiva. Os passageiros que viajam na cabine mais luxuosa da aeronave contam com refeições com sabores típicos da Nova Zelândia, além dos usuais assentos reclináveis por completo, que se tornam uma cama.

8 – Auckland (AKL) – Dubai (DXB)

O oitavo lugar é o trecho que liga Nova Zelândia a Dubai, numa rota de 14.200 quilômetros e que é operada pela Emirates em aeronaves Airbus A380-800 no seu modelo “Mid Range”, que conta com assentos em Classe Executiva e Econômica para o número impressionante de 615 passageiros a bordo. O voo, que tem o código EK 449, tem duração de aproximadamente 17h25.

9 – Shenzhen (SZX) – Cidade do México (MEX)

O penúltimo colocado da lista é o voo CZ 8031, que liga as cidades de Shenzhen (SZX) na China e a Cidade do México (MEX), num trecho de 14.147 quilômetros, que atravessa praticamente todo o Oceano Pacífico Norte. Quem opera a rota é a companhia chinesa China Southern Airlines, com o seu Airbus A350-900, que comporta até 335 passageiros, que podem se sentar nas classes Executiva e Econômica. O trecho, que tem duração média de 16h, é recente, tendo entrado em atividade em 2023.

10 – Los Angeles (LAX) – Singapura (SIN)

O último dos 10 voos mais longo do mundo, atualmente, é o trecho voado entre Los Angeles (LAX) e Singapura (SIN). Operado pela Singapore Airlines nos códigos SQ 35 e SQ 37, o trecho cobre pouco mais de 14.110 quilômetros, e é realizado com o Airbus A350-900ULR, numa viagem de aproximadas 17h10. O Ultra Long Range da Singapore conta com 161 assentos, dos quais 67 são de Classe Executiva e o restante Premium Economy.

10 voos mais longos


Comentário

Sabemos que muitos leitores aqui do Passageiro de Primeira voam com bastante frequência, e que isso pode ser bem cansativo. Mas, é inegável que a aviação continua sendo fascinante, e poder cruzar o mundo assim tão ‘rápido’, nunca deixará de ser uma experiência incrível.

E você, já embarcou em algum dos 10 voos mais longos do mundo? Se sim, qual deles? Conta pra gente aqui nos comentários como foi a sua experiência!


☞ Quer ficar por dentro de todas as novidades e promoções? Entre agora no nosso canal exclusivo do WhatsApp e receba na hora tudo o que for publicado no nosso site. Clique aqui e não perca mais nenhuma oportunidade!

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.