fbpx

Qual cartão de crédito co-branded oferece o melhor acúmulo do mercado?

Notícias

Por Raimundo Junior

Dentre as muitas medidas favoráveis ao consumidor, que vieram nos “pacotes de bondades” lançados pelos bancos em 2020, em resposta à crise sanitária, vimos com frequência o lançamento de campanhas de pontuação bonificada para cartões de crédito co-branded de companhias aéreas.

Como a maioria continua oferecendo pontuação diferenciada em 2021, entendemos que relembrar como está pontuando cada um deles, pode ajudá-lo, acaso tenha interesse em contratar um desses cartões.


Benefícios agregados aos cartões de crédito co-branded

Embora saibamos que os bons cartões de crédito que pontuem no Livelo, Esfera ou iupp, em regra, sejam mais favoráveis aos usuários, em decorrência das campanhas de transferência bonificadas, os cartões vinculados a companhias aéreas têm trazido vantagens adicionais que, não raro, têm compensado a contratação.

Mesmo que os benefícios adicionais dos cartões co-branded não sejam o foco dessa postagem, que trata meramente de pontuação, vamos apenas citar, brevemente, três dos principais benefícios adicionais, que tornam atrativa a assinatura desses cartões:

LATAM Pass Itaucard Mastercard Black/Visa Infinite:

  1. 6 Cupons de upgrade de cabine por ano;
  2. Bônus de assinatura de 20 mil pontos;
  3. Acesso a sala VIP LATAM (titular + acompanhante).

Azul Visa Infinite Itaucard:

  1. Bilhete de acompanhante (companion pass);
  2. Upgrade de cabine em voos da Azul;
  3. Upgrade automático para a Categoria Diamante no TudoAzul.

Smiles Visa Infinite:

  1. Acesso aos GOL Premium Lounges;
  2. Primeira bagagem gratuita na GOL;
  3. Milesback de até 5% (limitado a 5 mil milhas) nas emissões no site da Smiles.

Alguns desses benefícios, aplicam-se sob determinadas condições. Acaso queiram analisar mais detidamente esses e outros benefícios desses cartões, basta clicar nos links incluídos nos nomes de cada um dos cartões acima, para ser direcionado a postagens daqui do Passageiro de Primeira, onde a matéria é melhor exposta.


Os bônus de pontuação em compras

Como falado, o que nos interessa, nessa análise, são os bônus de pontuação dos principais cartões co-branded vinculados a companhias aéreas.

Em razão, disso, escolhemos os cartões LATAM Pass Itaucard Mastercard Black, TudoAzul Visa Infinite Itaucard e Smiles Visa Infinite, que oferecem a pontuação mais generosa do mercado para essa modalidade de cartão de crédito.

Vale dizer, também, que embora o Santander possua o co-branded AAdvantage Mastercard Black, vinculado à American Airlines – meu co-branded favorito – ele não foi incluído na análise, porque não apresenta benefícios específicos na companhia aérea, tampouco está oferecendo pontuação diferenciada desde o final do último Bateu, ganhou.

LATAM Pass Itaucard Mastercard Black/Visa Infinite:

  • Pontuação regular: 2,5 pontos LATAM Pass a cada dólar gasto em compras no Brasil e 3,5 pontos LATAM Pass a cada dólar gasto em compras no Exterior;
  • Bônus de pontuação: 100% (cem por cento), ou seja, 5 pontos LATAM Pass a cada dólar gasto em compras no Brasil e 7 pontos LATAM Pass a cada dólar gasto em compras no Exterior
  • Requisitos: Titular do LATAM Pass Itaucard, que seja, cumulativamente, assinante ativo do Clube LATAM Pass (ou que venha a assinar no período da promoção);
  • Prazo de validade: Exceto eventual prorrogação, os pontos bônus serão aplicados às compras realizadas até 16/05/2021.

Azul Visa Infinite Itaucard:

  • Pontuação regular: 3 pontos TudoAzul por dólar em gastos no Brasil e 3,5 pontos TudoAzul por dólar gasto no exterior;
  • Bônus de pontuação: 50% (cinquenta por cento), ou seja, 4,5 pontos TudoAzul por dólar nas compras nacionais e 5,25 pontos TudoAzul por dóalar nas compras internacionais;
  • Requisitos: Titular do Azul Itaucard Visa Infinite Itaucard, que seja, cumulativamente, assinante ativo do Clube TudoAzul;
  • Prazo de validade: Exceto eventual prorrogação, os pontos bônus serão aplicados nas faturas pagas 31/05/2021.

Smiles Visa Infinite:

  • Pontuação regular: 2,2 milhas Smiles a cada dólar gasto;
  • Bônus de pontuação: Acréscimo fixo de 1,8 ponto, ou seja, 4 milhas Smiles a cada dólar gasto em compras;
  • Requisitos: Titular do cartão Visa Infinite, que seja, cumulativamente, assinante ativo do Clube Smiles (ou que venha a assinar no período da promoção);
  • Prazo de validade: Exceto eventual prorrogação, os pontos bônus serão aplicados às compras realizadas até 31/12/2021.

Os bônus de assinatura (sign-up bonus)

Para termos uma parametrização justa do cartão co-branded que entrega a melhor pontuação do momento, não poderíamos deixar de levar em consideração os bônus de assinatura oferecidos.

Os bônus de assinatura, ou sign-up bonus, comuns no mercado americano, têm começado a ganhar espaço no Brasil, o que é uma boa notícia. Dentre os melhores registros no mercado brazuca, podemos citar o excepcional sign-up bonus oferecido pelo Santander, que deu 50 mil valiosas milhas AAdvantage, para quem contratou o AAdvantage Mastercard Black no início de 2020, assim como o TudoAzul/Itaucard, que até recentemente, estava oferecendo 75 mil pontos azul, para quem pedisse o cartão Azul Visa Infinite.

No presente momento, os bônus de assinatura em vigor são os seguintes:

  • Cartão LATAM Pass Itaucard Mastercard Black/Visa Infinite, está com bônus de 20 mil pontos, desde que mantidos gastos de 20 mil reais, nas três primeiras faturas;
  • O bônus de assinatura para o Cartão Azul Visa Infinite Itaucard é de 60 mil pontos, desde que mantidos gastos de 20 mil reais, nas três primeiras faturas;
  • Já o bônus de assinatura para o Cartão Smiles Visa Infinite é de 20 mil milhas, não vinculado ao volume de gastos da fatura;

O veredicto

Tendo em vista a pontuação mensal, exclusivamente, o título de melhor bônus de pontuação vai para o LATAM Pass Itaucard Mastercard Black/Visa Infinite, com até 7 pontos por dólar em compras internacionais, ou até 5 pontos por dólar, em compras nacionais.

Para a avaliação dos bônus englobados na assinatura anual do cartão, vamos simular um cenário com gastos de 20 mil reais por fatura, por seis meses (requisito para isenção de anuidade para os cartões LATAM Pass Itaucard Mastercard Black/Visa Infinite e Azul Visa Infinite Itaucard, e também porque é o prazo que, salvo prorrogação, haverá pontuação diferenciada desses cartões), o que importaria um volume total de faturas de R$ 120.000,00. Tomaremos por base uma taxa média de conversão do dólar de R$ 5,50. Consideramos os gastos nacionais, visto que a incidência de IOF, torna desvantajoso o uso para operações internacioais.

Nessa perspectiva, teríamos o seguinte resultado:


Fatores a considerar

O quadro acima é baseado numa simulação que, em regra, não é a mais recomendada, já que gastos dessa magnitude podem gerar pontos mais valiosos em cartões que pontuem na Livelo, Esfera ou iupp, onde há maior flexibilidade e podem ser potencializados em promoções bonificadas e/ou transformação em milhas de alto valor agregado, como Avios, por exemplo.

Contudo, sob o prisma de quem foque nos programas nacionais nos quais os cartões pontuam, esse uso pode fazer sentido, especialmente pela elevada taxa de conversão que está sendo aplicada, que pode chegar a 7 pontos por real.

Ademais, deve ser relembrado o que se disse ao começo, que esses cartões co-branded trazem vantagens agregadas, o que, a depender do perfil do usuário, pode tornar o uso muito interessante.

Por fim, deve ser observado que apenas o cartão Smiles Visa Infinite tem a pontuação extra prevista até 31/12/2021. Para os demais, os bônus têm previsão de se encerrar em maio, salvo eventual prorrogação. Por outro lado, esse é o único dos três cartões, que não está com campanha de isenção de anuidade ativa.


Comentário

Bom vermos os bancos, operadoras de cartões e programas de fidelidade, oferecendo vantagens adicionais que tragam algo de positivo nessa fase de dificuldades.

No caso específico dos cartões co-branded, os bônus de pontuação chegam a superar a maioria das transferências bonificadas da Livelo, Esfera ou iupp, afora as vantagens extras aqui referidas.

E você, já usa ou tem interesse em adquirir algum desses cartões co-branded?

Clique nos links abaixo para ser redirecionado:

 

* Post revisado e corrigido equívoco de cálculo e adaptado o prazo de pontuação bonificada, para considerar 6 meses, conforme apontado pelo leitor Carlos.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.