fbpx

Qual companhia aérea brasileira oferece a maior franquia de bagagem para clientes com status?

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Você sabia que quem tem status no programa de fidelidade da companhia aérea tem acesso a diversos benefícios, como uma franquia de bagagem maior dependendo da sua categoria, tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais? Nessa matéria, vamos fazer um comparativo entre as três maiores empresas aéreas brasileiras: Azul, GOL e LATAM.

companhia franquia bagagem status


A Azul é a única entre as três empresas citadas nessa matéria que possui uma diferenciação da franquia dependendo do destino da viagem. Os benefícios são válidos pela categoria ou pela tarifa adquirida, prevalecendo a regra mais benéfica para o cliente, e não são cumulativos entre eles. Veja as regras:

Clientes TudoAzul Básico

  • Não possuem direito ao despacho de bagagem gratuito.

Clientes TudoAzul Topázio

  • Permite uma bagagem de até 23kg despachada gratuitamente em voos nacionais. Também permite o despacho gratuito para voos com destino aos Estados Unidos e Europa. Bilhetes emitidos na tarifa Mais Azul, para a América do Sul e Caiena, também permitem o despacho de uma bagagem de até 23kg.

Clientes TudoAzul Safira

  • Permite até duas bagagens de até 23kg (cada) despachadas gratuitamente em voos nacionais. Também permite o despacho gratuito de até duas bagagens de até 23kg (cada) para voos com destino aos Estados Unidos e Europa. Bilhetes emitidos na tarifa Mais Azul, para a América do Sul e Caiena, também permitem o despacho de uma bagagem de até 23kg.

Clientes TudoAzul Diamante

  • Permite até três bagagens de até 23kg (cada) despachadas gratuitamente em voos nacionais. Também permite o despacho gratuito de até três bagagens de até 23kg (cada) para voos com destino aos Estados Unidos e Europa. Bilhetes emitidos na tarifa Mais Azul, para a América do Sul e Caiena, também permitem o despacho de até duas bagagem de até 23kg.

Mais informações:

– Para mais informações sobre a política de bagagem da Azul clique aqui
– Para mais informações sobre a política de bagagem para clientes elite da Azul clique aqui


Em relação a política de bagagem da GOL, o benefício está condicionado à categoria do cliente no momento do voo e não do perfil de tarifa, não sendo cumulativos. Independente disso, sempre vai valer o maior benefício, seja o do seu status ou o do perfil de tarifa. Confira as regras abaixo:

Clientes Smiles

  • Não possuem direito ao despacho de bagagem gratuito.

Clientes Prata

  • Permite uma bagagem de até 23kg despachada gratuitamente, em voos GOL.

Clientes Ouro

  • Permite até duas bagagens de até 23kg (cada) despachadas gratuitamente, em voos GOL.

Cliente Diamante

  • Permite até três bagagens de até 23kg (cada) despachadas gratuitamente, em voos GOL.

Mais informações:

– Para mais informações sobre a política de bagagem da GOL clique aqui
– Para mais informações sobre a política de bagagem para clientes elite da GOL clique aqui


Já a LATAM tem uma política um pouco diferente das outras duas empresas, onde o foco é oferecer uma bagagem adicional para o cliente com status, independente do tipo de tarifa escolhida. Veja abaixo como é a regra:

  • Clientes Gold

Permite uma bagagem adicional despachada em voos nacionais de até 23kg

  • Clientes Gold Plus

Permite uma bagagem adicional despachada em voos nacionais de até 23kg

  • Clientes Platinum

Permite uma bagagem adicional despachada em voos LATAM nacionais de até 23kg, uma bagagem despachada adicional em voos LATAM internacionais de até 23kg, podendo substituir um dos volumes por uma bagagem especial, com isenção da taxa de cobrança ao superar as dimensões convencionais.

Além disso, em voos de companhias parceiras, tem direito a 1 bagagem despachada adicional ou 15 kg (33 lb) adicionais para levar em uma bagagem já incluída na tarifa, dependendo do que a companhia aérea indicar em suas políticas de bagagem.

  • Clientes Black

Permite uma bagagem adicional despachada em voos nacionais de até 23kg, uma bagagem despachada adicional em voos internacionais LATAM de até 23kg, podendo substituir um dos volumes por uma bagagem especial, com isenção da taxa de cobrança ao superar as dimensões convencionais.

Além disso, em voos de companhias parceiras, tem direito a 1 bagagem despachada adicional ou 20 kg (44 lb) adicionais para levar em uma bagagem já incluída na tarifa, dependendo do que a companhia aérea indicar em suas políticas de bagagem.

  • Clientes Black Signature

Permite uma bagagem adicional despachada em voos nacionais de até 23kg, uma bagagem despachada adicional em voos internacionais LATAM de até 23kg, podendo substituir um dos volumes por uma bagagem especial, com isenção da taxa de cobrança ao superar as dimensões convencionais.

Além disso, em voos de companhias parceiras, tem direito a 1 bagagem despachada adicional ou 20 kg (44 lb) adicionais para levar em uma bagagem já incluída na tarifa, dependendo do que a companhia aérea indicar em suas políticas de bagagem.

Mais informações:

– Para mais informações sobre a política de bagagem da LATAM clique aqui
– Para mais informações sobre a política de bagagem para clientes elite da LATAM clique aqui


Comentário 

Analisando as políticas das companhias aéreas nacionais, chegamos a conclusão que, dependendo da sua viagem, o benefício de uma companhia pode ser mais atrativo do que da outra.

Em primeiro lugar, vale destacar que a LATAM é a única que oferece bagagem adicional em relação ao que já é oferecido na tarifa adquirida, em função disso, a quantidade de malas oferecidas é menor. Já na Azul e na GOL, prevalece a regra mais benéfica para o cliente, seja o do status ou o da tarifa, portanto não são cumulativos entre eles. Por outro lado, são mais generosas que a LATAM na quantidade de malas que podem ser despachadas.

Dito isso, se você for emitir passagens em tarifas sem bagagens ou em que a franquia é baixa, em especial em voos nacionais, os benefícios oferecidos pela Azul e GOL são mais vantajosos, podendo permitir o despacho de até 3 malas gratuitamente dependendo do seu status.

Já no caso da LATAM, por possuir a política de uma bagagem adicional, ela pode ser benéfica especificamente em casos em que o passageiro necessite de mais malas além do que é oferecido na tarifa. Por exemplo, em um bilhete internacional na executiva, a franquia de três malas pode ser tornar quatro, pois a regra permite a adição de uma além das que já estão na tarifa adquirida.

Portanto, o melhor benefício vai depender diretamente do perfil do viajante. Você viaja mais em voos domésticos ou internacionais? Além disso, suas viagens são nas tarifas básicas ou em cabines premium?

E para você, qual é a franquia de bagagem mais completa e que melhor te atende entre as companhias do Brasil?

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.