fbpx

RIOgaleão promove as essências carioca e brasileira por meio da arte

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Desde o dia 11 de setembro, os passageiros que passam pelo Aeroporto RIOgaleão podem conferir as novas instalações artísticas que foram incluídas no acervo de arte urbana do terminal. O projeto chamado “#artenoRIOgaleão” tem os objetivos de promover a cultura nacional para os passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto, além de proporcionar ao viajante uma experiência mais descontraída e agradável.

Arte no RIOgaleão

Imagem: Divulgação/RIOgaleão.


Essências Carioca e Brasileira

Desde o início da concessão, um dos objetivos da RIOgaleão foi incorporar a alma carioca à experiência do passageiro. Isso vai desde o desenvolvimento do novo logotipo que incorporou em seu grafismo a sonorização gráfica de três ritmos musicais característicos do Rio de Janeiro (bossa nova, MPB e funk), tendo como resultado algo que também se relaciona às paisagens da cidade, até a realização de eventos e exposições com temáticas locais.

Com essas novas instalações artísticas, o RIOgaleão destaca ainda mais as essências carioca e brasileira. O Diretor Comercial e de Marketing do aeroporto, Leandro Dantas, explica que “os aeroportos são um grande palco para a disseminação e apreciação da arte. Queremos promover um movimento que encante, traga leveza e conhecimento da cultura do nosso país. Nas horas que as pessoas passam no aeroporto, além da diversidade de lojas e restaurantes conhecidos, haverá uma prazerosa jornada pela arte e cultura brasileiras“.

Dois designers cariocas com abordagens diferentes foram selecionados pela RIOgaleão para a ativação dos painéis ilustrados: Pedro Lima, da editora independente Pipoca Press, desenvolve as ilustrações como colagens, combinando elementos gráficos provenientes de diversas fontes. Seu trabalho é caracterizado pela mistura de texturas e sobreposições de cores. E Leandro Assis, cujo estilo é o de uma ilustração mais vetorial, com traço preciso e uma paleta de cores bastante colorida.

Painel Arte Aeroporto

Painel “Gingado da Boêmia” de Leandro Assis. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.

Para chegar aos seis temas incluídos no projeto, a equipe do RIOgaleão se baseou em uma pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que tinha como objetivo entender como as pessoas estavam se sentindo durante o período de isolamento social. Assim, chegou-se aos temas: Natureza Abundante; Sabores da Gema; Calor Carioca; Gingado da Boemia; Encantos do Mar; e Sons do Rio. No Instagram do aeroporto, durante uma semana, foram publicadas seis fotos diferentes de cada tema e as mais votadas definiram as inspirações das artes. Foram quase 10 mil curtidas no total e as campeãs foram: Natureza Abundante; Sabores da Gema; Calor Carioca; e Gingado da Boêmia.

Arte RIOgaleão

Painel “Calor Carioca” do designer Pedro Lima. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.

O aeroporto é a primeira e a última experiência de uma viagem. E a arte é uma manifestação de sentimentos, uma oportunidade de mostrar a história e a cultura de uma região. É exatamente isso que queremos oferecer aos passageiros do RIOgaleão: proporcionar experiências e lembranças significativas, que elas realmente vão levar para casa. Queremos trazer ainda mais impacto neste momento, uma sensação diferenciada e inovadora“, ressaltou Leandro Dantas.

Arte Aeroporto RIOgaleão

Painel “Sabores da Gema” de Leandro Assis. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.

Os Painéis Ilustrados estão expostos nos embarques e desembarques doméstico e internacional. Além disso, o passageiro também encontrará, nesses mesmos espaços, o painel da “Colorimetria Carioca”, uma arte cheia de cor, que tem tudo a ver com a alma do Rio de Janeiro.

Cromoterapia Galeão

Cromoterapia Carioca. Imagem: Divulgação/RIOgaleão.


Comentário

Na época que fiz meu doutorado, pesquisei sobre as estratégias de branding dos aeroportos como forma de promoção dos destinos turísticos. Me lembro que um dos elementos que analisei era justamente a existência de obras de arte que evidenciassem o patrimônio e a cultura de uma região, gerando uma experiência mais positiva para o passageiro e diferenciando o aeroporto dos demais.

Naquela ocasião, em 2015 (ano seguinte ao início da concessão), apliquei um questionário a um especialista da área de marketing do aeroporto. Vimos que as obras de arte do aeroporto não pareciam contribuir muito para a promoção do destino Rio de Janeiro, uma vez que havia somente dois murais expostos por lá: um em homenagem aos 450 anos da cidade, em exposição no setor de embarque do Terminal 2 e outro em homenagem à descoberta do Brasil em 1500, exposto na praça de alimentação do Terminal 2.

De lá para cá, percebi que a concessionária tem investido cada vez mais na incorporação dos elementos locais ao aeroporto, seja pela abertura de lojas essencialmente cariocas, pela utilização de elementos arquitetônicos e/ou decorativos relacionados à cidade, e até mesmo pela valorização dos artistas locais.

A criação do chamado senso de lugar nos aeroportos (sense of place) é uma tendência mundial da última década e o RIOgaleão tem mostrado estar atento à ela! 


Já segue o Papo de Aeroporto lá no Instagram? Se ainda não segue, você pode clicar aqui ou utilizar o QR Code aqui embaixo:

Papo de Aeroporto

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.