A Ryanair anunciou que vai eliminar o cartão de embarque impresso a partir de novembro de 2025. Com isso, todos os passageiros precisarão usar a versão digital gerada no app myRyanair, o que promete facilitar o check-in e eliminar as taxas para quem realizava o procedimento no aeroporto. A medida segue a tendência global de digitalização já adotada em setores como eventos e transporte ferroviário, além de contribuir para a redução do desperdício de papel. Será esse o começo do fim dos cartões de embarque impressos? Confira!
O que muda para os passageiros
Atualmente, cerca de 80% dos passageiros da Ryanair já utilizam o cartão de embarque digital. Com essa mudança, todos deverão fazer check-in pelo site ou pelo aplicativo para gerar o bilhete eletrônico.
Além de simplificar o embarque e reduzir custos, a companhia estima que a digitalização ajudará a diminuir o impacto ambiental, eliminando mais de 300 toneladas de papel por ano.
Benefícios do cartão de embarque digital
O uso obrigatório do cartão de embarque digital nos voos da Ryanair deverá trazer vantagens para quem utiliza o app myRyanair:
- Pedidos de bordo: passageiros podem pedir comida e bebida pelo celular e serem servidos primeiro;
- Informações do voo em tempo real: atualizações sobre portões, embarque e possíveis mudanças;
- Ajuda em caso de atrasos: comunicação direta com o centro de operações da Ryanair, acesso a voos alternativos e opções de hospedagem;
- Terminal, portão e status de embarque em tempo real: todas as informações da viagem na palma da mão;
- Documentos organizados: bilhetes e outras informações reunidos em um só lugar.
O diretor de marketing da Ryanair, Dara Brady, afirmou que a mudança ajudará a oferecer uma experiência de viagem mais moderna e eficiente. Ele destacou que a digitalização já é comum em setores como eventos esportivos e shows, e que a companhia quer liderar essa transformação na aviação.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A eliminação do cartão de embarque impresso é um passo interessante na digitalização da Ryanair, especialmente para uma companhia já conhecida por seu modelo de baixo custo, que também reduz despesas ao adotar essa medida. Para quem já está acostumado a viajar com bilhetes digitais, a mudança não será um problema, mas passageiros menos familiarizados com tecnologia podem precisar de um tempo para se adaptar. No mais, o uso de cartões de embarque digitais já tem sido uma tendência global, cada vez mais presente nos aeroportos.
Claro, com a eliminação dos cartões de embarque impressos com a Ryanair, penso que algumas questões precisam ser ponderadas pela companhia – e até mesmo por outras que também seguirem pelo mesmo caminho. E se o aeroporto não aceitar bilhetes eletrônicos para embarque? Ou, o que acontece se a bateria do celular acabar na hora do embarque? O passageiro perde o voo? Será que uma captura de tela do bilhete será válida para embarcar? Será necessário ter internet para acessar o cartão de embarque e, se sim, o que fazer caso a conexão não esteja disponível?
Será esse o começo do fim dos (charmosos) cartões de embarque impressos? E você, acha que a moda vai pegar e outras companhias também adotarão esse modelo? Prefere a versão digital ou impressa na hora de viajar? Conta pra gente nos comentários!