A Suécia decidiu abolir o Imposto de Aviação do país a partir de julho de 2025 com o objetivo de aumentar a competitividade e aumentar a acessibilidade ao turismo. Diante disso, a companhia low coast Ryanair, conhecida por seus valores de passagem extremamente baratos na Europa, decidiu aumentar a oferta de voos na Suécia. Confira!
O CEO da Ryanair, Eddie Wilson, disse: “A Ryanair está entusiasmada em anunciar um crescimento e expansão significativos na Suécia, após a decisão visionária do governo sueco de abolir o prejudicial imposto de aviação, que tem atrasado a recuperação pós-Covid da Suécia e sufocado o tráfego, empregos e crescimento econômico. A abolição deste imposto deixará a competitividade de custos da Suécia mais alinhada com suas contrapartes da UE e permitirá que a Ryanair entregue crescimento e investimento recordes na Suécia.”
Entenda o contexto
A Ryanair acolheu a decisão pragmática do governo sueco de abolir o Imposto de Aviação a partir de 1º de julho de 2025, o que reduzirá os custos de acesso e tornará a Suécia mais competitiva e atraente para companhias aéreas. Como resultado dessa mudança estratégica, a Ryanair adicionará 2 aeronaves Boeing 737 extras à sua frota baseada na Suécia para o verão do hemisfério norte de 2025.
Com um investimento de US$ 200 milhões, a companhia irá alocar uma aeronave em Arlanda e uma em Gotemburgo. Com isso irá criar 60 novos empregos para pilotos, tripulação de cabine e engenheiros, além de entregar 10 novas rotas da Ryanair para cidadãos suecos e visitantes.
No entanto, a companhia declarou que a decisão ainda pode ser comprometida se a operadora de aeroportos Swedavia aumentar as taxas aeroportuárias para 2025. A Ryanair disse ainda que qualquer aumento de taxa aeroportuária pela Swedavia desfaria o efeito positivo das reduções de impostos e prejudicaria os esforços do governo para reduzir os custos de acesso e atrair mais investimentos e crescimento de companhias aéreas para a Suécia.
Novos voos da Ryanair na Suécia
Diante da novidade, a Ryanair informou que irá dobrar o número de aeronaves baseadas em Gotemburgo para 2 no total e aumentará as aeronaves baseadas em Arlanda para 6 no total, um aumento de 33%. Serão 10 novas rotas totalizando 81 rotas de/para a Suécia no próximo verão do hemisfério-norte. Confira quais são:
De Estocolmo/Arlanda
- Cagliari, Itália
- Marselha, França
- Saravejo, Bósnia
- Trieste, Itália
- Zaquintos, Grécia
De Gotemburgo
- Corfu, Grécia
- Dubrovnik, Croácia
- Milão – Malpensa, Itália
- Pula, Croácia
- Tessalônica, Grécia
Comentário
Assim sendo, é uma boa notícia que o governo da Suécia tenha decidido abolir o Imposto de Aviação do país. No entanto, como a própria Ryanair destacou, o benefício pode não ser relevante se a operadora de aeroportos Swedavia aumentar as taxas aeroportuárias para 2025.
Para comemorar a decisão do governo da Suécia, a Ryanair está oferecendo voos a partir de € 16,99. Acesse o site da companhia para conferir.