A S7 Airlines, companhia aérea russa, anunciou que sua parceria com a aliança oneworld foi suspensa devido as restrições comerciais impostas em resposta ao conflito na Ucrânia. A medida está valendo desde o dia 19 de abril de 2022.
Saída da oneworld
Veja abaixo o comunicado emitido pela a empresa russa, publicado em seu website:
“Devido às restrições nos voos internacionais, a cooperação comercial entre a S7 Airlines e a aliança oneworld tornou-se limitada. Nestas circunstâncias, a S7 Airlines e a oneworld decidiram suspender o seu acordo, a partir de 19 de abril de 2022. Os passageiros ainda podem usufruir de acordos bilaterais entre a S7 Airlines e as companhias aéreas parceiras. No entanto, os benefícios da oneworld não estarão disponíveis. O acúmulo e resgate de milhas é o usual, com algumas exceções.”
Após o início da invasão da Ucrânia, empresas americanas e europeias começaram a suspender laços com as parceiras russas, como foi o caso das companhias da oneworld com a S7. Desde de então o acúmulo e o resgate de milhas no programa S7 Priority estava suspenso nos:
- voos da American Airlines desde 1º de março de 2022;
- voos da British Airways desde 14 de março de 2022;
- voos da Iberia desde 14 de março de 2022;
- voos da Alaska Airlines desde 8 de abril de 2022.
A S7 Airlines
Fundada em 1957, a S7 entrou na aliança oneworld em meados de 2010. Antes do início do conflito com a Ucrânia, a empresa atendia 181 cidades em 26 países. Agora, a empresa está voando apenas para destinos na Russia, Quirguistão e Tadjiquistão:
Companhias aéreas da oneworld
A oneworld é uma aliança de diversas companhias aéreas. Atualmente, com a saída da S7, 13 empresas a integram, veja abaixo:
O número de integrantes pode aumentar em breve já que a Oman Air demonstrou interesse em ingressar à aliança.
Comentário
Com a suspensão do acordo entre a S7 e a oneworld, os clientes da aliança perdem uma opção de conectividade do mundo com a Russia e a Ásia Central. Com a saída da S7, a Royal Jordanian e a Qatar são alternativas para chegar na região.
Ao que tudo indica, o futuro da companhia na aliança depende muito dos desdobramentos do conflito na região, já que as empresas deram a entender que isso é uma suspensão e não algo definitivo.
Você já viajou com a S7? Como foi sua experiência?