Depois de dias intensos e de muito trabalho na feira era hora de começar a “maratona” de volta pra casa. Meu vôo de Hamburgo p/ Frankfurt foi em um A321 da Lufthansa em classe executiva e dispensa review já que a poltrona é a mesma da econômica só que com o assento do meio bloqueado, portanto nada para escrever a respeito. Em Hamburgo a Lufthansa tem um lounge próprio que vocês conferem a review neste link aqui.
Quando eu fui comprar meu voo, fiz questão de emitir uma conexão extremamente longa em Frankfurt (12 horas) p/ poder aproveitar o aluguel cortesia do Porsche que a Lufthansa oferece p/ os passageiros (que vou explicar detalhadamente no próximo post, portanto não me perguntem sobre este assunto agora) e também o First Class Terminal (que vocês conferem um review aqui).
Assim que desembarquei em Frankfurt, a Simone (uma alemã que trabalha no VIP services da LH) veio me recepcionar já na porta do avião. Aliás, eu acho que já comentei sobre ela com vocês aqui. Quando fiz meu primeiro vôo de First com a LH há uns 6 anos atrás, ela que me recepcionou em FRA e desde então nos tornamos muito amigos – afinal estou frequentemente por lá. Agora toda vez que passo pelo aeroporto ela faz questão de me pegar ou de carrinho de golf ou a pé mesmo no finger do avião para me acompanhar e claro, para batermos papo. Como ela sempre monitora os voos e pax da F da LH, fica de olho quando aparece SILVANETO na lista de passageiros para poder me surpreender. Faço questão de falar sobre ela aqui, pois ela é um doce de pessoa, extremamente simpática, competente e além de tudo me trata como um rei – merece todo o reconhecimento do mundo.
Continuando… caso o seu vôo chegue ou parta de um país da UE, você tem acesso ao First Class Lounge dos portões A (este que fiquei agora) – caso for um vôo para outro destino internacional você terá acesso ao First Class Lounge dos portões B (leia meu review aqui) e claro, você também pode sair do aeroporto e ir pro First Class Terminal quando quiser.
O lounge que fiquei desta vez foi perto do portão A13 e o horário de funcionamento é das 5h15 às 22h00 – diariamente. Primeiro vamos começar a política de acesso que é somente para passageiros que estejam chegando ou saindo em voos da Lufthansa First Class (independente se é de milhas ou pagante) puros (nada de code-share). Caso voce esteja chegando de Primeira Classe, só poderá usar o lounge se sua conexão for um voo puro da LH, Swiss, Air Dolomiti ou Austrian Airlines Group em Executiva. Cada passageiro viajando na F class tem direito a levar 1 acompanhante + parceiro e filhos menores de 18 desde que estejam no mesmo voo que você e. Membros Miles & More HON Circle tem acesso independente da classe viajante. Pra quem está viajando ou chegando em outras cias da Star Alliance na Primeira Classe, não é permitido usar o lounge.
Fomos caminhando até o lounge pois o portão que eu cheguei era relativamente perto. Assim que você entra precisa pegar um elevador ou subir as escadas p/ acessar o ambiente.
As funcionárias então conferem seu bilhete e elegibilidade p/ entrar no lounge e te dão boas vindas. O seu passaporte e cartão de embarque ficam retidos pois os lounges da Primeira Classe tem o seu próprio controle imigratório p/ saída dos passageiros, portanto eles só te devolvem na hora que te levam p/ o avião – neste caso, de carro particular – Porsche ou Mercedes. Nos lounges da Primeira Classe da LH e no First Class Terminal cada passageiro tem seu próprio Assistente Pessoal que fica à seu dispor para qualquer coisa que você precise – seja alteração de voo ou pedidos em gerais.
Enquanto eu conversava com a Simone, eu reclamei que meu sapato estava me machucando e perguntei se tinha farmácia lá por perto p/ comprar band-aid – ela me disse que somente na área não-segura, então desisti. Então ela pediu para as meninas do lounge se poderiam me ceder 2 band-aid’s da caixinha de primeiro socorros. A menina então me deu e falou que não poderia me ceder mais pois tudo tem que ser anotado por motivo de controle. Sem querer julgar, pois pode até ser regra, mas acredito que 4 band-aid’s não iria fazer um rombo no orçamento da LH, né? Rs.
O lounge segue exatamente a mesma decoração e identidade visual do First Class Terminal – inclusive dá até para fingir que você está lá dentro, rs. O primeiro ambiente que você vê à sua direita são as cabines individuais do business center onde você tem privacidade e conforto o suficiente para trabalhar em paz. O wifi na sala é cortesia, oferecido pela Tmobile e de ótima velocidade.
Logo em frente estão os banheiros, chuveiros e 2 quartos para repouso.
Os quartos são disponíveis para uso de até 4 horas, e funcionam na base de ordem de chegada.
O lounge estava super vazio (acredito que pelo horário – por volta de 11AM), praticamente só eu e mais um passageiro enquanto estive lá. O bar não é no esquema self-service e há diversas funcionárias que ficam andando pelo lounge perguntando se podem te servir algo. A variedade de bebidas é enorme – desde a diversos rótulos de bebidas premium até várias opções de marca de água além claro de drinks e coquetéis.
No meio da sala tem uma bancada onde ficam as guloseimas (balinhas de goma) e o livro de assinatura dos passageiros – sempre deixo um recadinho por lá.
Isto não é de Deus, concordam? Oi Dieta!
A sala também oferece um ambiente fechado p/ quem deseja fumar, chamado de Cigar Lounge. Lá tem um mini-bar particular para quem quiser curtir um som ambiente e fumar seu charuto/cigarro.
Aqui está a mesa onde o Personal Assistant fica quando precisa resolver algum problema/demanda do passageiro.
A sala não é grande, mas por ser de uso tão exclusivo, dá conta do recado. Há vários ambientes como se fossem salas de estar com mix de nuts nas mesinhas, TV’s e painel com o horário dos vôos. Detalhe que o painel só mostra os vôos de passageiros que estão no lounge – legal né?
Meu lugar favorito – sentar nestas poltronas e ficar admirando o pushback das aeronaves.
A sala ainda conta com um restaurante à la carte e um buffet – tudo cortesia.
As opções de doces e salgados, pratos frios e quentes são finas, variadas e com uma ótima apresentação.
Detalhe p/ a decoração da mesa – muito elegante.
O menu à la carte tinha as seguintes opções:
Bom, eu acabei comendo apenas alguns aperitivos do buffet mesmo antes de sair para pegar o Porsche pois queria ficar despreocupado em relação à comer enquanto eu estivesse andando com o carro.
Só para frisar que você não precisa necessariamente comer nas mesas do restaurante, você pode se servir e sentar onde quiser que alguém da sala vai vir te atender perguntando o que você quer beber ou qualquer outra coisa.
Enfim, conversei mais ou menos uns 15 minutos com a Simone e logo nos despedidos (ela tinha outro passageiro VIP p/ receber). Antes dela ir embora – reclamei com ela (brincando, claro!) que não tinha patinho especial me esperando desta vez – somente os tradicionais amarelos e pratas. Ela falou que estavam confeccionando os novos de Páscoa e que ainda não estavam disponíveis – Hunf Hunf!
Foi minha primeira vez neste lounge, e eu gostei muito! Ele traz toda a experiência do First Class Terminal para dentro do aeroporto, caso você não queria ter que se deslocar e sair do terminal já que é muito mais cômodo esperar por aqui mesmo. O atendimento como sempre impecável – funcionários capacitados, competentes e extremamente profissionais para atender os passageiros.
Avaliação
- Tamanho:
- Atendimento:
- Internet:
- Conforto:
- Buffet:
- Chuveiros:
- Business Center:
- Entretenimento:
- Limpeza:
- Ocupação:
9.4