Em breve não será mais possível solicitar novas pulseiras Santander Pass, o dispositivo de pagamento por aproximação do Santander. Como alternativa para os cartões físicos, o banco ressalta a utilização das carteiras digitais disponíveis pela instituição financeira.
Fim do Santander Pass
O Santander não oferecerá mais o Santander Pass, a pulseira de pagamento digital do banco. Um dos motivos da decisão é a popularização das carteiras digitais após o lançamento do dispositivo, e que também são oferecidas pela instituição financeira.
Apesar da descontinuidade, os clientes que possuem o Santander Pass poderão continuar sua utilização, porém sem a possibilidade de emitir uma nova, caso necessitem. Ao entrar em contato com o Santander, recebemos a seguinte resposta:
“O Santander Pass foi desenvolvido como uma alternativa de pagamento digital antes da popularização das carteiras digitais. Assim, o Santander informa que descontinuará a venda dos produtos e reforça que os clientes que já possuem o dispositivo poderão continuar utilizando-o, porém sem a possibilidade de reemissão ou renovação. O Banco acrescenta que oferece acesso a todas as principais carteiras digitais disponíveis no mercado brasileiro”.
Sobre o dispositivo
A pulseira para pagamento por aproximação Santander Pass foi desenvolvida em 2018 para facilitar a realização de pagamentos, atuando como uma opção ao cartão de crédito ou débito.
O dispositivo foi criado através da tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de dados em dispositivos sem que eles estejam próximos, como celulares e smartwatches. Embora seja parecida com a tecnologia Bluetooth, a NFC atua somente em curto alcance, o que é mais viável para a realização de transações financeiras.
Com a popularidade das carteiras digitais, que também utilizam a NFC, tornou-se mais prático efetuar pagamentos direto dos aparelhos celulares ou smartwatches, sem a necessidade de solicitar um outro dispositivo. E vale ressaltar que o Santander possui a opção de pagamento com as carteiras digitais como o Google Pay, Apple Pay e PayPal.
Comentário
As pulseiras de pagamento por aproximação, como o Santander Pass, tornaram-se menos populares à medida que as carteiras digitais ganharam alcance, afinal, dispositivos como as carteiras são mais práticas para o usuário obter e transportar, já que elas podem ser acessadas por smartphones, por exemplo.
Para os clientes que ainda possuem o Santander Pass, vale destacar que, embora novas solicitações para o dispositivo não sejam mais aceitas em breve, ele ainda pode ser utilizado normalmente para realizar transações financeiras.
Você utiliza a pulseira de pagamento? Para conhecer os demais serviços oferecidos pelo Santander, clique aqui.