Seria esse o futuro? Startup projeta modelo de aeronave widebody mais eficiente

Notícias

Por Gabriel Marinho

A SE Aeronautics, uma startup de tecnologia sustentável para viagens aéreas, anunciou essa semana o lançamento de seu novo conceito de avião widebody, um avião de grande porte com um design bem ousado que, segundo a empresa, representa uma nova geração de aeronaves. Com o conceito, a startup busca melhorias tecnológicas em eficiência, sustentabilidade, segurança, conforto e custo operacional.


Design da aeronave 

O projeto do novo avião modelo SE200 foi idealizado para que reduza o consumo de combustível em 70% e as emissões de carbono em 80%. Enquanto isso, espera-se que a aeronave seja capaz de transportar até 264 passageiros a bordo com um alcance ininterrupto de 10.560 milhas.

O design inovador é uma configuração de asa tri-leve mais eficiente que, segundo a empresa, melhora muito a sustentação sobre o arrasto, resultando em capacidades de decolagem e pouso curtas (STOL) e voos extremamente longos. A construção é toda composta, moldada em uma peça resistente e mais segura.


Sistema de ventilação

A empresa também levou em conta uma preocupação exacerbada pela pandemia para impedir a propagação da Covid-19 e de outras doenças transmitidas pelo ar da aeronave. Por isso o SE200 possui um novo sistema de ventilação de alimentação de ar de “passagem única” que nunca recircula o ar na cabine, reduzindo drasticamente o risco de exposição de outros passageiros infectados.


Eficiência

Espera-se também que esse novo design inovador dobre a vida útil de uma aeronave, ao mesmo tempo que reduz o custo geral de operação pela metade em comparação com outras aeronaves de seu tamanho, como Boeing 787 ou aeronaves da família Airbus A330neo. Com ênfase na segurança, o projeto é feito de uma peça sólida moldada da fuselagem que é muitas vezes mais resistente do que as aeronaves existentes. O combustível não é armazenado nas asas, mas em bolsas autovedantes no topo da fuselagem e, em caso de pouso de emergência sobre a água, a aeronave flutua.

Esta aeronave será a solução mais prática, lucrativa e permanente para a tecnologia de aviões de passageiros de baixo desempenho de hoje. Nossa eficiência de fabricação nos permitirá produzir nossas aeronaves em muito menos tempo do que o método tradicional atual. Mas a joia da coroa é realmente nossa capacidade de reduzir a taxa de consumo de combustível em 70%. Vamos revolucionar a indústria “, afirma Tyler Mathews, CEO da SE Aeronautics.


O que você achou do design? Será que ele sai do papel?

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Econômica e Executiva
Alertas de Econômica e ExecutivaAproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.