A Singapore Airlines encerrou uma das rotas mais curiosas da aviação: o voo entre Singapura (SIN) e Houston (IAH), nos Estados Unidos, com uma parada em Manchester (MAN), no Reino Unido. Era o voo com escala mais longo do mundo, durando mais de 26 horas do início ao fim. Agora, depois de 17 anos de operação, a companhia decidiu retirar esse trecho da sua malha. Confira todos os detalhes nesta matéria!
Uma rota longa, com muita história e desafios
Essa rota da Singapure Airlines foi lançada em 2008 e, na época, fazia uma parada em Moscou (DME). A ideia era estratégica: captar o tráfego corporativo ligado à indústria de energia — especialmente nas cabines premium, que são essenciais para viabilizar financeiramente voos tão longos. Moscou era um ponto ideal para atrair esse público.
Mas com o tempo, as coisas mudaram. Em outubro de 2016, a escala foi transferida para Manchester (MAN). Essa mudança teve dois motivos principais: os problemas econômicos da Rússia, que tornaram Moscou menos atrativa, e a chance de transformar a ligação entre Singapura (SIN) e Manchester em um voo direto, mais competitivo e eficiente. Isso também marcou a estreia da Singapore Airlines em uma operação transatlântica de passageiros a partir do Reino Unido.
O avião usado na rota era o Airbus A350-900, moderno e eficiente. A jornada completa levava até 26 horas e 15 minutos, somando o tempo de voo, conexões e paradas técnicas. Mas mesmo com tarifas médias que passavam de US$ 2.400 por trecho em 2024, a operação era cara e difícil de manter. Dados do Departamento de Transporte dos EUA mostram que, ao longo de 17 anos, a ocupação foi de apenas 64%, um número considerado baixo na aviação comercial.
A nova dona do recorde
Com o fim da rota da Singapore Airlines, o título de voo com escala mais longo do mundo agora é da Aircalin. A companhia liga Nouméa (NOU), na Nova Caledônia, a Paris (CDG), com uma parada em Bangkok (BKK). A viagem é feita com um Airbus A330-900 e leva cerca de 25 horas e meia.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, seguro viagem e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A Singapore Airlines fez história com essa rota, que, por mais curiosa e fascinante para os apaixonados por aviação, não se sustentou no cenário atual. O custo alto das operações e a ocupação baixa acabaram pesando mais na manutenção da rota. Ainda assim, foi uma operação impressionante enquanto durou.
Para descobrir quais são os 10 voos comerciais mais longos do mundo, sem escalas, é só clicar aqui.