fbpx

Smiles anuncia adiantamento de mais de 1 bilhão de reais à GOL em compra de passagens

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Smiles anunciou que fará um adiantamento à GOL no valor de mais de 1 bilhão de reais para uso futuro na aquisição de passagens aéreas. O acordo tem duração de três anos e, em contrapartida ao adiantamento, a GOL vai oferecer à Smiles um desconto médio de 11% nos preços das passagens aéreas no resto do ano de 2020. Até 30 de junho de 2023, a companhia vai garantir ao programa a venda de um percentual mínimo de passagens em tarifa promocional.

A operação tem por objeto a aquisição, pela Smiles, de R$1.200.000.000,00 (um bilhão e duzentos milhões de reais) em créditos da GOL para utilização futura na aquisição de passagens aéreas de emissão da companhia, conforme as condições estipuladas contratualmente, e a concessão à Smiles, como contrapartida, de benefícios e condições comerciais.


Valor Gerado para a Smiles

A operação é um investimento estratégico e incremental para a companhia e sua geração de valor decorre primordialmente da manutenção dos negócios da Smiles e da sua geração de caixa atual e futura através do fortalecimento da GOL, sua principal parceira comercial e operacional e companhia com a qual ela tem uma interdependência intensa, em um momento ímpar de instabilidade.

“Como o ecossistema em que a companhia opera é robusto, preserva-se a relação comercial e operacional entre as duas empresas e, consequentemente, todas as vantagens para a Smiles dela advindas, tornando-a uma companhia ainda mais competitiva e perene”, disse o programa em nota.


Resumo da Operação

Em contrapartida à antecipação de compra de passagens aéreas, foram negociadas novas condições comerciais para a Smiles que diversificam os produtos com a sua parceira e garantem tarifas de passagens aéreas em preços e condições mais competitivos do que anteriormente previsto no contrato operacional, no contrato de compra e venda de milhas e passagens aéreas e no contrato de prestação de serviços de back office celebrados entre as companhias (em conjunto, “Contratos Operacionais”). Tais condições começam a viger e gerar benefícios comerciais e operacionais para a Smiles imediatamente.

São elas, em resumo:

(i) A aquisição de passagens na tarifa padrão pelo restante de 2020 com um desconto médio de 11% sobre o preço atualmente exercido entre as partes no âmbito dos Contratos Operacionais; e
(ii) Garantia, até 30 de junho de 2023, de um inventário mínimo de passagens na tarifa promocional correspondente a um percentual mínimo considerável e fixo do total de passagens resgatadas pelos clientes Smiles. Acredita-se que o prazo de concessão desse benefício acelerará tanto o consumo das passagens anteriormente adquiridas e ainda não utilizadas, quanto os créditos para passagens adquiridos no contexto da operação.

Segundo uma estimativa da administração da Smiles, entre a criação de uma economia para o programa de fidelidade pela diminuição do custo com resgate em passagens aéreas e o surgimento de novas fontes de receita, as referidas condições comerciais significam, a valor presente, a geração de um valor econômico de aproximadamente R$85 milhões para a companhia.

Adicionalmente, também foram assegurados na negociação três tópicos:

(iii) O desenvolvimento de um produto compartilhado que permitirá os clientes da GOL efetuar o pagamento da taxa de embarque utilizando milhas da Smiles nos canais de distribuição da companhia, produto que poderá perdurar até o término dos Contratos Operacionais;
(iv) Outros benefícios não quantificáveis que fortalecerão os negócios da companhia, como novas condições para os cartões co-branded e na reacomodação de passageiros; e
(v) Acordo que assegura o direito da Smiles de manter a exploração do Clube Smiles até o término dos Contratos Operacionais.

O saldo dos créditos decorrente da operação, enquanto não forem utilizados na compra de passagens aéreas conforme as novas condições comerciais negociadas, serão remunerados a uma taxa equivalente a 115% do CDI, que incidirá sobre o montante do desembolso desde a data em que for transferido à GOL Linhas Aéreas até a sua efetiva amortização.


O acordo foi divulgado como um fato relevante através do portal de Relação com Investidor da Smiles.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.