fbpx

SpaceX quer usar rede de satélites para fornecer internet a aeronaves

Notícias

Por Gabriel Marinho

A SpaceX, uma empresa aeroespacial estadunidense fundada pelo bilionário Elon Musk, anunciou planos ambiciosos de usar uma rede global de satélites para oferecer internet de baixa latência para aeronaves e outros meios de transporte.

spacex


Starlink

Starlink é o nome dado a uma rede de internet via satélite sendo construída pela SpaceX que tem o intuito de fornecer acesso à internet via satélite para todo o mundo. A rede consistirá em milhares de pequenos satélites colocados em órbita baixa da Terra, trabalhando em combinação com transceptores terrestres. Atualmente, mais de 1.000 satélites já estão em funcionamento e o serviço de internet pode ser contratado em diversos locais do mundo, incluindo o Brasil.

Mas foi só recentemente que a empresa confirmou que estava planejando implantar o serviço para veículos em movimento. Nesse mês, em um registro enviado para a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC), a empresa pediu permissão para trabalhar na conexão das chamadas Estações Terrenas em Movimento (“ESIMs”).

A Comissão concedeu uma licença geral para operação de até um milhão de estações terrenas de clientes utilizadores finais [antenas parabólicas]. A SpaceX Services agora busca uma licença geral que autoriza a operação de tais estações terrenas de usuário final para implantação como Estações Terrenas Montadas em Veículos (VMESs), Estações Terrenas em Embarcações (ESVs) e Estações Terrenas a Bordo de Aeronaves (ESAAs)”, escreveu a SpaceX no registro da FCC.


Em busca da aprovação

Se a SpaceX receber a aprovação da FCC, a Starlink será capaz de operar a bordo de veículos em movimento, incluindo aviões e navios no oceano onde as comunicações pela Internet geralmente não estão disponíveis.

Conceder esta aplicação serviria ao interesse público ao autorizar uma nova classe de componentes baseados em terra para o sistema de satélite da SpaceX que irá expandir a gama de recursos de banda larga disponíveis para veículos em movimento nos Estados Unidos e navios e aeronaves em todo o mundo”, disse SpaceX a Comissão, “A urgência para fornecer serviço de banda larga para áreas não atendidas e mal servidas nunca foi tão clara. A demanda dos EUA e mundial por serviços de banda larga e conectividade com a Internet continua a aumentar com os crescentes requisitos de velocidade, capacidade e confiabilidade e adaptações contínuas para uso.


A Starlink é um daqueles projetos que parece ter saído de um filme de ficção cinetífica! E você, acha que essa tecnologia pode impactar a indústria da aviação?

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.