Essa semana, um voo doméstico da S7 Siberian Airlines na Rússia foi forçado a dar meia volta depois que um spotter fora do comum foi visto na pista: um urso selvagem que vagava no meio do Aeroporto de Magadan (GDX).

Foto montagem
Encontro incomum
O voo S7-5219 decolou do Aeroporto Novosibirsk Tolmachevo (OVB) e estava programado para pousar no Aeroporto Magadan Sokol (GDX) cinco horas depois, no dia 17 de agosto de 2020, reportou o site The Aviation Herald.
Mas como nem tudo na Rússia é simples como parece, os planos foram interrompidos e o comandante do Airbus A320neo que operava o voo teve que dar uma volta durante a aproximação final na pista 10 do Aeroporto de Magadan. O motivo? Havia um urso na pista!
Pelo Flighradar24 é possível ver a volta que a aeronave, de registro VQ-BRI, teve de fazer antes de pousar no aeroporto.
Isso atrasou a chegada do voo em 20 minutos, segundo os dados do site. A aeronave conseguiu evitar o invasor e pousou com segurança sem incidentes.
Segundo os relatos da mídia local, os controladores de voo foram os que avistaram o urso. Caso contrário, o pouso poderia ter resultado em um incidente maior.
Outros encontros com animais
Como lembrou o site AeroTime, os ursos estão se tornando notórios na Rússia como ávidos “admiradores” da aviação. Anteriormente, um foi pego perambulando pelo portão de segurança no Aeroporto de Yelizovo (PKC) em junho de 2019.
No entanto, os animais nem sempre são identificados a tempo de evitar um incidente. Em 14 de julho de 2020, um avião de carga DHC-8 queniano voando do Aeroporto de Djibouti (JIB), Djibuti, para Beledweyne (HCMN), Somália, caiu depois de não detectar um burro na pista antes de pousar. Todos os membros da tripulação foram resgatados antes que o avião pegasse fogo.
Já imaginou chegar atrasado no seu destino pois tinha um urso na pista? A Rússia é realmente um país diferenciado…