Pessoal, a Star Alliance está considerando criar um novo status em seu programa de fidelidade, que seria superior ao status Gold. As informações são do portal Australian Business Traveller.
Atualmente a Aliança trabalha com apenas dois status: Silver e Gold.
Segundo o portal australiano, o CEO da Star Alliance, Jeffrey Goh confirmou que durante a reunião do conselho da empresa, foi discutida a possibilidade de se criar um ou mais status superiores ao Gold.
Como vocês sabem, a maioria dos status dos programas de fidelidade das companhias membros possuem 2 ou até vezes 3 níveis de status, sendo que todos acabam equivalendo à apenas ao Gold na aliança, o que de fato não beneficia e diferencia quem possui status máximo na companhia aérea.
Como exemplo veja o programa Amigo da Avianca Brasil, que possui 4 categorias: Bronze, Silver, Gold e Diamond.
Tanto faz se você é Gold ou Diamond na Amigo, em ambos os casos você terá status Gold na Star Alliance:
E os benefícios Gold são:
Na minha opinião, a criação de novos status que tragam uma diferenciação através de benefícios adicionais aos passageiros mais frequentes é essencial sim! Afinal, um cliente que viaja 300.000 milhas por ano, acaba investindo bastante dinheiro na cia aérea, portanto merece um reconhecimento melhor, concordam?
Aproveitando o assunto – como comparação as alianças concorrentes trabalham da seguinte forma:
SkyTeam: 2 níveis de status
Elite e Elite Plus
Oneworld: 3 níveis de status
Ruby
Sapphire
Emerald
O que eu penso?
Tomando como exemplo a oneworld – o status máximo (Emerald) permite que os clientes façam check-in e acessem salas vip’s da primeira classe. Enquanto o status máximo na Star Alliance (Gold) permitem que os clientes façam check-in e acessem salas vip’s apenas da executiva – com exceção das empresas do grupo Lufthansa que permite que você faça check-in no guichê dedicado da First – pelo menos em Frankfurt.
Portanto se um novo status elite fosse criado, talvez os benefícios também sejam melhorados para estes clientes top tier’s, ou seja, no final – quanto mais você voar, maior serão suas vantagens e reconhecimento perante a aliança.
Qual a opinião de vocês sobre o assunto? São a favor da criação de novos status na aliança?