O Star Alliance Lounge – sala VIP localizada no T3 do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU) – não será mais administrado pela Ambaar. A empresa, que há 7 anos gerencia o espaço, disse que o contrato mantido com a GRU Airport se encerrará e não haverá renovação de seus termos por motivos alheios a sua vontade. Ainda não se sabe se a maior aliança de companhias aéreas do mundo continuará com uma sala VIP ‘sob o seu guarda-chuva’ em Guarulhos.
Comunicado da Ambaar
“Gostaríamos de lhes comunicar que após 07 anos de atividades como gestores da sala VIP Star Alliance, localizada no Terminal 03 do Aeroporto Internacional de Guarulhos – SP, o contrato de cessão de espaço mantido com a Concessionária GRU Airport se encerrará e não haverá renovação de seus termos por motivos alheios a nossa vontade.
Não obstante estarmos preparando a desmobilização de nossa operação, os serviços serão prestados até 31 de março com a mesma eficiência que sempre nos pautou, especialmente o respeito e atenção aos clientes e usuários do Lounge Ambar – Star Alliance.
A AMBAAR Lounge dará continuidade às suas operações em outros espaços e em outros aeroportos promovendo assim a sua marca, tanto através de operações próprias bem com de terceiros que pretendam operar em regime de parceria comercial.
Agradecemos por derradeiro o prestígio conquistado em decorrência do trabalho e parceria empreendidos por todos.
Com nossos melhores cumprimentos,
Ambaar Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo S/A”
Salas VIP da Ambaar no Brasil
A Ambaar administra outras quatro salas VIP e/ou restaurantes no Brasil:
- Ambaar Lounge Doméstico (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte)
- Ambaar Lounge Internacional (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte)
- Cozi Minas (Aeroporto Internacional de Belo Horizonte)
- Villa GRU (Aeroporto Internacional de São Paulo)
Há previsão de inauguração de salas VIP nos aeroportos de Campinas, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre.
Comentário
A estreia do Star Alliance do T3 de Guarulhos aconteceu em 2014 – quando o terminal foi inaugurado. De lá pra cá, a Ambaar administrou o espaço com excepcionalidade. Porém, nesse mesmo período, três companhias aéreas da Star Alliance voaram para São Paulo pela última vez: a Avianca Brasil, representante brasileira da aliança, a africana South African e a asiática Singapore Airlines. Além delas, a Air China parece ter interrompido sua operação de forma temporária.
Teria então a Star Alliance interesse em manter a sua marca no aeroporto após quatro três grandes despedidas? Particularmente, penso que sim. Companhias de grande relevância para a Star Alliance continuam operando para Guarulhos. Entre elas, as suas fundadoras, Air Canada, Lufthansa e United. Além da Avianca Internacional, Copa, Ethiopian, TAP, Turkish e SWISS.
Fato é que a Star Alliance sempre deu uma “atenção especial ao Brasil”. Somos o único país do mundo que contamos com mais de uma sala VIP da aliança (o Star Alliance Lounge do GRU Airport, administrado pela Ambaar e o Star Alliance Lounge do RIOgaleão, administrado pelo Plaza Premium Lounge). A aliança tem apenas outras seis “salas VIP próprias” espalhadas pelo mundo.
Não podemos, entretanto, dar como certo algo que poderá não acontecer. Em outras palavras, pode ser que a Star Alliance decida cessar sua operação juntamente com a Ambaar e que o espaço passe a levar o nome de uma nova empresa (como uma bandeira de cartão de crédito ou um banco).
Estaria o futuro do Star Alliance Lounge de Guarulhos comprometido? Qual é o seu palpite?
Entramos em contato com a GRU Airport e atualizaremos esse post assim que obtivermos uma resposta.