fbpx

“Staycation” no Hotel Fairmont Rio

Hotéis Notícias

Por Fernanda Fehring

Olá, pessoal! Aqui é a Fernanda Fehring, colunista de hotelaria do PP. Passei por aqui para contar pra vocês sobre uma experiência diferente que tive recentemente no Hotel Fairmont Rio. Foi uma “staycation” – quem conhece esse termo? Trata-se da junção de duas palavras em inglês: stay (ficar) + vacation (férias) e significa tirar férias sem sair da sua própria cidade. Aproveitei também para comemorar meu aniversário por lá e foi muito bom dar uma escapa com gostinho de celebração na minha cidade querida.


O Hotel

Aberto em Agosto de 2019 depois de uma reforma de R$250 milhões o Fairmont Rio veio para mudar a cara da hotelaria da cidade. O conceito de “hotel destino” (quando o hotel em si é a atração) trouxe uma experiência diferente para o Rio.

No Hotel Fairmont Rio o hóspede é encorajado a permanecer no hotel durante sua estadia e curtir suas instalações, e tem razões de sobra para querer fazê-lo. (Ok, ao menos atravessar a rua e dar um mergulho no mar de uma das praias mais famosas do mundo é irresistível. E por isso mesmo o Fairmont Rio oferece também serviço de praia.)

O prédio icônico que abriga o hotel já hospedou outras marcas hoteleiras. Na década de 80 foi Rio Palace e mais tarde, já fazendo parte do Grupo Accor, foi Sofitel Rio. Nessa época, o restaurante do hotel era o Le Pré Catelan, que tinha uma estrela Michelin e era capitaneado pelo querido chef francês Roland Villard. (E adivinhem quem estagiou por lá, recém saída do Le Cordon Bleu Paris?! rs).

Com a mudança do Sofitel Rio para o prédio do antigo Caesar Park, em Ipanema, a reforma no hotel começou para abrigar o selo Fairmont, adquirido pelo grupo Accor pouco tempo antes. A reforma, com projeto da arquiteta Patrícia Anastassiadis, durou dois anos e deu ao hotel um ar de Rio de Janeiro dos anos 50. Lindo de morrer!


Quartos

O hotel conta com 375 quartos divididos em 6 categorias: três tipos de suítes, dois tipos de quartos e um “room office” que funciona como espaço para um dia de trabalho.

Os quartos têm decoração clean e sofisticada e todos contam com varanda. Os tamanhos variam de 35 m2 para os quartos até 189 m2 para a Fairmont Gold Signature Suite, a suíte mais espetacular do hotel, que conta com sete varandas, sala de estar, sala de jantar, mini cozinha e acesso exclusivo ao Gold Lounge. Este último, um lounge exclusivo para os hóspedes que optem pelas suítes da categoria gold, que conta com estrutura de chuveiros e locker rooms, business center, buffet permanente e uma área externa. A idéia do lounge é abrigar hóspedes que tenham vôos muito tarde e precisem fazer check-out de seus quartos mais cedo, ou acolher hóspedes que cheguem em vôos muito cedo e não possam ainda acessar seus quartos. Na minha opinião, uma idéia genial.

Na nossa staycation no Fairmont Rio,  ficamos hospedados em uma Fairmont One Bedroom Suite, de número 874, uma das vistas mais lindas do hotel. Nossa suíte era composta de sala com mesa de trabalho, mini-bar e uma área de estar, com duas varandas debruçadas na Praia de Copacabana. O quarto tinha um closet maravilhoso e um décor clean e sofisticado, com duas varandas com a mesma vista capotante e um banheiro de mármore com amenities da Le Labo – marca de perfumaria pela qual sou apaixonada.

Hotel Fairmont Rio


Gastronomia

A gastronomia do Fairmont Rio é comandada pelo chef francês Jerômme Dardillac e conta com três locais: 

  • O lindo bar Spirit of Copa, que tem como inspiração os bares cariocas dos anos 50 e é um local sofisticado com uma excelente carta de drinks e de beliscos como tiraditos, tapas e pinchos.
  • O Marine Restô, o restaurante do hotel, que serve café-da-manhã, almoço e jantar e tem uma varanda ao ar livre super simpática e com uma vista de capotar. Sua grande atração, fora a vista, são os fornos Josper, que cozinham os alimentos à carvão e transformam qualquer legume sem graça em um prato delicioso. A carta do Marine gira em torno do Josper e tudo que comi por lá estava divino. Com destaque para a abobrinha cozida no famoso forno regada a molho branco, que estava de comer rezando. A mousse de chocolate também merece uma menção honrosa, estava simplesmente deliciosa.
  • E por fim, o Coa & Coé, localizado no lounge do hotel, que é um charmoso espaço para degustar cafés brasileiros, comidinhas leves, e também uma outra opção para café da manhã, almoço e um lanche rápido. Por hora, o Coa & Coé segue fechado para evitar aglomerações no lounge do hotel.

Atividades

Para entreter seus hóspedes, o hotel conta com duas piscinas: uma para o sol da manhã e outra para o sol da tarde. Um grande lounge liga as duas piscinas e suas áreas externas contam com muitas espreguiçadeiras e mais pequenos lounges para os hóspedes almoçarem ou jantarem. O serviço de praia é algo que adoro no Rio e garante ao hóspede boas cadeiras e guarda-sóis e serviço de bar e toalhas.

Hotel Fairmont Rio

Mas o que me impressionou mesmo foi a academia do hotel, que é simplesmente espetacular! Enorme e muitíssimo bem equipada, suas instalações não deixam nada a dever às grandes academias que encontramos pela cidade. Nota 1000!

O hotel é totalmente acessível para cadeirantes, oferece serviço de baby sitter e é pet-friendly.


Protocolos de segurança

O Fairmont Rio reabriu em 01/09 portando o selo AllSafe da Accor, o selo exclusivo de limpeza, prevenção e segurança do grupo, criado em parceria com a Bureau Veritas, a renomada certificadora internacional que segue as diretrizes de órgãos sanitários. Os pontos mais importantes desses protocolos são: o hotel está respeitando o distanciamento social em todas as áreas; a limpeza do quarto pode ser opcional durante a estadia do hóspede e ninguém vai entrar no quarto se o hóspede não quiser; mudança de quarto do hóspede para um novo quarto (totalmente higienizado) após 48h de sua estadia; a parte de A&B (alimentos e bebidas) está totalmente adaptada com todos os funcionários usando máscaras, face shields e luvas o tempo todo e os hóspedes higienizam as mãos e circulam também com máscaras. E as áreas de alimentação e buffets atendem com capacidade reduzida de hóspedes, com no máximo 5 pessoas usando o Buffet por vez.


Comentário

Foi simplesmente delicioso voltar a me hospedar em um hotel depois de tanto tempo! Sair da rotina, respirar novos ares e relaxar a cabeça fizeram um bem enorme. E confesso que foi muito agradável fazer isso na minha própria cidade.

Me senti muito segura no Fairmont Rio, que segue os protocolos de biossegurança à risca, e fiquei muito feliz em ver que o hotel vem recebendo muitos turistas do estado do RJ e de todo o Brasil. Inclusive durante minha hospedagem por lá, soube que tinha um leitor do PP também hospedado lá, que me enviou uma gentil mensagem. Uma feliz coincidência!

Adorei essa minha Staycation no Rio e mais ainda que foi no meu hotel do coração.

Obrigada pelo convite, Fairmont Rio!


Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana

Avenida Atlântica, 4240, Copacabana
Rio de Janeiro, Brasil
fairmontrio.com | @fairmontrio

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.