Como funciona o stopover no programa TAP Miles&Go

Programas de fidelidade Tutoriais

Por Ana Zacaron

O TAP Miles&Go é o conhecido programa de fidelidade da companhia área TAP Air Portugal, que se popularizou devido à facilidade em acumular milhas através dos principais cartões de crédito do país e resgatá-las em mais de 30 companhias áreas parceiras, respeitando sempre uma tabela de precificação fixa. Além disso, o programa oferece diversas possibilidades para maximizar as emissões em bilhetes prêmios, como, por exemplo, uma parada intermediária gratuita – o que chamamos de stopover. Nesta matéria, vamos te mostrar como funciona a política deste benefício do programa. Confira!

tap miles&go capa


O que é um stopover?

stopover é um serviço das companhias aéreas que possibilita ao passageiro conhecer dois ou mais destinos através de um só bilhete. Com ele, é possível estender o tempo de conexão do seu voo por um ou mais dias sem ser necessário pagar mais nada para isso, sempre de acordo com a regra de cada empresa.

Várias companhias aéreas oferecem este serviço gratuitamente, como a Emirates, em Dubai, a Turkish, em Istambul, e a Qatar Airways em Doha. Assim também acontece com a TAP Air Portugal, na qual, ao adquirir um bilhete pago em dinheiro, é possível fazer um stopover sem custos nas cidades de Lisboa ou Porto. Ainda, através do TAP Miles&Go, a companhia portuguesa possibilita paradas gratuitas em todos os destinos atendidos pelas parceiras bilaterais do programa, além de toda a rede Star Alliance.

Antes de explicar como funciona o processo de stopover no TAP Miles&Go, é importante diferenciar os dois tipos de serviço que a TAP oferece: o stopover para voos operados pela própria TAP e o oferecido para passagens pagas com milhas, feito com as companhias parceiras do seu programa de fidelidade. Por isso, no próximo tópico, vamos explicar como funciona o serviço de parada gratuita em voos operadores somente pela própria TAP.


Como funciona o stopover em voos TAP?

O stopover oferecido pela TAP para voos próprios só pode ser realizado em passagens compradas em dinheiro e é feito através do site da companhia, de forma online, durante o processo de compra do bilhete. Você pode adicionar uma parada intermediária gratuita em Lisboa ou Porto e esta mesma parada pode ter uma duração de 1 a 10 dias. Além disso, é possível realizar o stopover em viagens de ida e volta ou somente de ida, sendo permitido apenas uma parada por viagem. Sendo assim, se sua viagem for de ida e volta, você poderá realizar a escala no voo de ida ou no voo de retorno.

O stopover em voos próprios TAP só está disponível para voos de média e longa duração fora do continente Europeu. Ou seja, mesmo em voos mais longos, como, por exemplo, um voo de Lisboa a Estocolmo, na Suécia, que pode ser considerado um voo de média duração por percorrer cerca de 1.900 milhas de distância, não é elegível por ser uma rota dentro da Europa.

O processo para descobrir se seu voo é elegível é simples e também é feito de forma online, através do site. No menu de reservas, basta inserir as cidades de origem e destino, clicar em “adicionar um Stopover“, e verificar se o seu voo é elegível para o serviço. Caso seja, escolha se deseja fazer a escala em Lisboa ou no Porto e continue o processo de reserva, feito de forma prática e intuitiva.


Como funciona o stopover com milhas do TAP Miles&Go?

Agora que já te mostramos como funciona o stopover para voos operados pela própria TAP, vamos apresentar o tema central desta matéria: o stopover com milhas do TAP Miles&Go. Assim como em voos próprios, a TAP oferece em seu programa de fidelidade a possibilidade de realizar uma parada gratuita em todos os bilhetes emitidos com milhas em companhias parceiras. Para ser elegível a um stopover, a sua reserva deve conter obrigatoriamente uma viagem de ida e volta no mesmo bilhete.

Diferente de como acontece no processo para voos próprios TAP, o processo de reserva e inclusão de stopover em bilhetes emitidos com milhas só pode ser realizado através do call center. Além disso, é possível misturar um voo TAP com um voo de outra companhia parceira, mas não é permitido uma reserva somente com voos puros TAP. Veja abaixo alguns exemplos:

  • GRU-FRA-BKK com a Lufthansa – não é permitido realizar um stopover por se tratar de uma reserva oneway, ou seja, de apenas um trecho;
  • GRU-FRA-BKK-FRA-GRU com a Lufthansa – é permitido por se tratar de uma reserva com a ida e a volta no mesmo bilhete (roundtrip);
  • GRU-LIS com a TAP e LIS-DXB-MLE com a Emirates, emitido com milhas, fazendo uma viagem de ida e volta no mesmo bilhete – é possível solicitar um stopover tanto em Lisboa quanto em Dubai;
  • GRU-LIS-TLV com a TAP, emitido com milhas, fazendo uma viagem de ida e volta no mesmo bilhete – não é possível solicitar um stopover.

Você também pode realizar uma parada gratuita em qualquer lugar do mundo que fizer uma conexão, sempre respeitando a regra da viagem de ida e volta no mesmo bilhete, exceto em itinerários dentro da Europa. Por exemplo, uma viagem de Madri (MAD) para Oslo (OSL), com parada em Frankfurt, operado pela Lufthansa, não é um itinerário elegível para stopover por ter a origem e o destino dentro do continente europeu.

Confira abaixo todas as regras para realizar um stopover com milhas no TAP Miles&Go:

  • O stopover com milhas não é permitido para voos próprios TAP;
  • O processo de reserva e inclusão de stopover deve ser feito obrigatoriamente pelo call center;
  • Apenas reservas com a ida e volta no mesmo bilhete são elegíveis;
  • O stopover pode ser realizado na ida ou na volta;
  • O limite é de 1 stopover por viagem de ida e volta;
  • Não é permitido stopover em itinerários de somente ida; e
  • Não é permitido stopover em itinerários dentro da Europa.

Universidade das Milhas

Temos uma novidade para você! Está chegando a Turma 2 do curso do TAP Miles&Go da Universidade das Milhas – o hub educacional de milhas e pontos do Passageiro de Primeira 🕺🏻 O lançamento acontecerá hoje, dia 1º de agosto, às 20h no Youtube. Para conferir mais detalhes sobre a novidade, clique aqui e confira a nossa matéria.

E aí, vamos nessa? Faça a sua pré-matrícula neste link!


Desconto em hotéis, seguro viagem e mais

Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto na Hoteis.com, Ciclic e Nomad.


Comentário

Realizar um stopover em uma viagem nos proporciona conhecer dois ou mais destinos através de uma só passagem, o que é uma excelente forma de maximizar uma emissão. Atualmente, muitas companhias aéreas permitem a inclusão de uma parada gratuita, cada uma com sua regra. Na TAP, não é diferente, com duas opções de stopover: em bilhetes emitidos em dinheiro e em bilhetes emitidos com milhas.

Se você planeja realizar um stopover na sua próxima viagem, fique atento aos requisitos necessários para ter sucesso em sua emissão!

Você é membro do TAP Miles&Go? Já realizou emissões e incluiu um stopover em sua viagem? Compartilhe conosco nos comentários!


☞ veja também: O Guia Completo do TAP Miles&Go

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.