De acordo com Escritório de Turismo da Suíça no Brasil, o dia 17 de fevereiro será conhecido como o “Dia da Liberdade”, no qual a maioria das restrições relacionadas ao Covid-19 serão derrubadas no país, incluindo a necessidade de apresentar o passe sanitário para entrar em estabelecimentos fechados.
As seguintes medidas de proteção serão canceladas em toda a Suíça:
- Exigência de passe sanitário para acessar locais fechados, regulamentadas pelo certificado COVID (regra 3G, 2G e 2G+) a instalações e locais como cinemas, teatros e restaurantes, bem como eventos;
- Exigência de máscara em lojas, restaurantes, bem como em outros ambientes públicos (instalações, locais e eventos);
- Exigência de máscara no local de trabalho;
- Exigência de autorização para eventos de grande escala;
- Restrições em reuniões privadas.
O uso de máscara mantém-se obrigatório nos transportes públicos e instituições de saúde até final de março. Se a situação epidemiológica permitir, o uso obrigatório de máscaras terminará até 1º de abril.
Exigências para a entrada na Suíça
A única exigência para turistas brasileiros entrarem na Suíça é a vacinação completa, o formulário de entrada não será exigido.
Resumo das regras de entrada:
- Brasileiros totalmente vacinados, 1ª e 2ª doses ou dose única com imunizantes autorizados e reconhecidos pela OMS, poderão entrar na Suíça isentos de quarentena;
- Vacinas mistas são permitidas (exemplo: 1ª dose AstraZeneca + 2ª dose Pfizer);
- Os certificados de vacinação terão validade de 270 dias após a última dose;
- Não há necessidade de apresentar testes PCR ou antígeno. Entretanto, caso o passageiro faça conexão em outro país é preciso verificar as regras do país de conexão.
Alguém pensando em visitar a Suíça em breve? Você pode conferir a nota oficial do Governo Suíço através deste link.