A TAAG, companhia aérea da Angola, realizou na manhã de ontem (29) um encontro com jornalistas, associações e agentes de viagens. Na ocasião, estiveram presentes o CEO da TAAG, Eduardo Fairen, e a administradora executiva para a área comercial (CCO), Lisa McNally. O Passageiro de Primeira participou do encontro e nessa matéria trazemos todas as novidades anunciadas, incluindo a intenção da companhia de expandir para cinco frequências por semana os voos entre Luanda e São Paulo até o fim deste ano.
“A TAAG é a companhia aérea de referência ligando a América do Sul e África. Mais do que um simples transporte, esta conexão permite um conjunto de trocas culturais e econômicas, além de um encontro entre as comunidades que partilham uma história comum”, disse Eduardo Fairen, CEO da companhia, reforçando que o objetivo de sua visita é estreitar o relacionamento com o país, considerado um hub estratégico para a TAAG no que se refere à mobilidade entre a América Latina e a Europa, via Angola
Já Lisa McNally, CCO da TAAG, enfatizou que o plano estratégico de crescimento da TAAG tem um papel-chave para impulsionar as economias dos países emergentes e que integram o BRICS. “Há cada vez mais trocas comerciais entre a Angola e o Brasil e percebemos que as demandas por visitas para fins de turismo e lazer estão aumentando entre esses países, por isso decidimos aumentar a frequência de voos semanais entre São Paulo e Luanda”
Voos entre o Brasil e a Angola
Atualmente, a TAAG opera três voos semanais entre São Paulo e Luanda, na Angola. Conforme anunciamos aqui no PP, a partir de 5 de novembro, serão quarto voos semanais entre as duas cidades.
Segundo a companhia, a operação adicional entre as duas cidades, com destino ao aeroporto de Guarulhos, será realizada aos sábados. Já a decolagem de São Paulo até Luanda ocorrerá no domingo. A aeronave utilizada para transportar os passageiros é a Boeing 777-300, que conta com Econômica, Executiva e Primeira Classe.
Como dissemos, até o final do ano, a expectativa é de uma quinta operação semanal, porém ainda não há detalhes desse voo adicional. No encontro, os executivos da companhia reforçaram ainda que conseguem enxergar o retorno dos voos diários entre Brasil e Angola no ano que vem.
Parcerias com companhias do Brasil
O CEO da TAAG, Eduardo Fairen, e a CCO Lisa McNally visitam o Brasil nesta semana para a realização de reuniões estratégicas com parceiros brasileiros. No encontro de ontem, os executivos informaram que estão em conversas com as companhias nacionais para realização de acordos de codeshare, expandindo a conectividade com diversas cidades no Brasil.
Esses acordos, inicialmente, não incluirão parcerias entre programas de fidelidade (frequent flyer agreement), mas foi informado que está nos planos mudanças no seu programa, o Umbi Umbi, com o objetivo de deixá-lo mais atrativo para os clientes.
Novo aeroporto em Luanda
No encontro com os jornalistas, os executivos da TAAG também comentaram sobre o novo aeroporto de Luanda, que está em fase de certificação e deve ser inaugurado entre o final de 2023 e início de 2024. Segundo Eduardo Fairen, este será o aeroporto mais moderno da África, com capacidade para receber aeronaves do porte do A380 e Boeing 747.
Segundo reportagem recente da Bloomberg, o custo estimado do aeroporto Dr. Antonio Agostinho Neto, em homenagem ao primeiro presidente do país, é de US$ 5 bilhões e terá capacidade para receber 15 milhões de passageiros por ano.
Como este passará a ser o principal aeroporto da capital da Angola, questionei os executivos sobre a abertura de uma sala VIP no terminal, já que o aeroporto atual já conta com um lounge da TAAG.
Segundo os executivos, no início do ano que vem começa o planejamento para a construção do lounge da TAAG, já que ainda não foram disponibilizado os espaços que poderão ser utilizados no terminal.
Opções de destinos da TAAG
Viajando do Brasil pela TAAG, via Angola, é possível chegar a destinos turísticos de savana da África, como África do Sul e Namíbia, além de outros pontos, como Nigéria, República Democrática do Congo, Moçambique e São Tomé. Para a Europa, existe ligação direta entre Luanda e Lisboa (Portugal).
A companhia também permite viajar com um bilhete único para diversas cidades da Europa, via Madrid, através de um acordo de codeshare com a Iberia.
Transporte de Cargas
A TAAG também ressaltou no encontro que possui parcerias comerciais para o transporte de cargas. Em junho, uma nova aliança foi firmada com o grupo de aviação da China, Lucky Aviation. A sociedade prevê a utilização de aviões TAAG em regime de charter, exclusivamente para o transporte de carga intercontinental, conectando China, Angola e Brasil. As cargas transportadas podem ser matéria-prima, produtos agrícolas, material de eletrônica e bens diversos. A parceria está avaliada em US$ 200 milhões, aproximadamente.
Neste ano, a TAAG transportou mais de 1.050 toneladas de cargas para o Brasil, vindo da China. O número é 100% maior do que o registrado no período pré-pandemia, em 2019. Entre 2019 e 2022, foram mais de 4.150 toneladas de produtos chineses transportados para o país.
Segundo os dados da TAAG, comparado ao mesmo período de 2019, 2022 registra aumento de 34% na ocupação dos voos vindos ao Brasil, incluindo o espaço para passageiros e cargas. O número é expressivo, levando em conta a diminuição da ocupação registrada em 2021 de mais de 70% comparada a 2020.
“Estamos em busca de oportunidades que nos façam cada vez mais crescer no mercado internacional e para impulsionar as economias dos países onde atuamos”, destacou Soria.
Comentário
Interessante poder acompanhar de perto esse encontro e ter um overview do planos da TAAG, não apenas para o Brasil mas da companhia como um todo. Segundo os executivos, a TAAG está trabalhando para construir uma marca de confiança, com o objetivo de não apenas conectar o Brasil com Angola, mas sim com o mundo.
Outras novidades anunciadas foram o rebranding da marca, conversas com o governo angolano para um programa de stopover, um novo aplicativo que estará disponível até o final do ano e que estão estudando retomar os voos entre Luanda e Rio de Janeiro (além da possibilidade de iniciar operações para outras cidades brasileiras).
Além disso, os executivos da companhia informaram que estão com um projeto para a introdução de uma nova classe de voo, a Premium Economy.
O que você achou das novidades apresentadas pela TAAG? Para mais informações sobre a companhia clique aqui.