Autoridades da Tailândia anunciaram ontem (27) a aprovação de um novo plano de reabertura das fronteiras do país. O plano será executado em quatro etapas, com a fase-piloto começando já no mês que vem.
Reabertura por etapas
Veja a seguir a previsão de reabertura dos principais destinos tailandeses:
Fase Piloto – entre 1 e 31 de outubro de 2021:
*o mês de outubro dará continuação a fase que reabriu Phuket, Surat Thani, Koh Samui, Ko Phangan, Ko Tao, Phang-Nga e parte de Krabi para turistas elegíveis. Estas localidades foram utilizadas como áreas-teste para a reabertura gradual do país.
- Novas áreas de Krabi (Khlong Muang e Thap Khaek).
Primeira Fase – entre 1 e 30 de novembro de 2021:
*inicialmente planejada para outubro, esta fase foi postergada para novembro.
- Todas as áreas de Bangkok;
- Todas as áreas de Krabi;
- Todas as áreas de Phang-Nga;
- Buri Ram (Mueang);
- Chiang Mai (Mueang, Mae Rim, Mae Taeng, e Doi Tao);
- Chon Buri (Pattaya, Bang Lamung, Na Jomtien, e Sattahip);
- Loei (Chiang Khan);
- Phetchaburi (Cha-Am);
- Prachuap Khiri Khan (Hua Hin);
- Ranong (Ko Phayam).
Segunda Fase – entre 1 e 31 de dezembro de 2021:
- Ayutthaya;
- Chiang Rai;
- Khon Kaen;
- Lamphun;
- Mae Hong Son;
- Nakhon Ratchasima;
- Nakhon Si Thammarat;
- Narathiwat;
- Nong Khai;
- Pathum Thani;
- Phatthalung;
- Phetchabun;
- Phrae;
- Rayong;
- Samut Prakan;
- Songkhla;
- Sukhothai;
- Trang;
- Trat;
- Yala.
Terceira Fase – a partir 1 de janeiro de 2022:
- Bueng Kan;
- Chanthaburi;
- Kanchanaburi;
- Mukdahan;
- Nakhon Phanom;
- Nan;
- Ratchaburi;
- Sa Kaeo;
- Satun;
- Surin;
- Tak;
- Ubon Ratchathani;
- Udon Thani.
Comentário
É importante ressaltar que não sabemos se passageiros provenientes do Brasil poderão ingressar em território tailandês. Há alguns meses, por exemplo, destinos turísticos do país – como Phuket – passaram a receber estrangeiros vacinados dentro de um esquema chamado “sandbox“, sem a necessidade de quarentena. Brasileiros, no entanto, ainda que vacinados não puderam participar do esquema.
Provavelmente, dessa vez será diferente já que estamos diante da reabertura geral das fronteiras do país, ainda assim, é cedo para afirmar qualquer coisa.
De acordo com o Bangkok Times, a reabertura das diferentes regiões da Tailândia depende da porcentagem da população vacinada que, no momento, é menor que o previsto. O jornal divulgou que, por conta da falta de imunizantes, apenas 25% da população do país está completamente vacinada. Foi divulgado ainda que o Governador de Bangkok não está confiante que a cidade reabrirá na data prevista, já que apenas 40% da população conta com a pauta de vacinação completa.
A falta de bons números no que diz respeito à vacinação gera incertezas para possíveis turistas e empreendedores locais. Há riscos que o governo prorrogue tais restrições, gerando uma nova onda de cancelamentos. O lado positivo é, que se tudo ocorrer bem, a vacina Coronovac deverá ser aceita pelo governo, já que está sendo utilizada na população local (junto a outros cinco imunizantes, entre eles, todos os disponíveis no Brasil).
Se sentindo ansioso? Recomendamos cautela no seu planejamento e lembramos que o plano de reabertura da Tailândia está sujeito a alteração.
Com informações: Autoridade de Turismo da Tailândia