A Tailândia pretende implementar uma taxa para viajantes que chegam ao país para turismo. A tarifa foi proposta pelo Ministério de Turismo e Esportes do país asiático e deve começar a ser cobrada a partir do segundo semestre deste ano no valor de 300 bahts (R$43,86 na cotação atual).
A taxa faz parte dos planos de turismo sustentável do governo para desenvolver atrações e cobrir seguro contra acidentes para estrangeiros que não possam pagar os custos, disse o porta-voz do governo Thanakorn Wangboonkongchana. A medida, no entanto, precisa ser aprovada pelo gabinete da Tailândia.
“Parte da taxa será usada para cuidar dos turistas”, disse à Reuters a Autoridade de Turismo do governador da Tailândia, Yuthasak Supasorn. Do total da taxa cobrada, cerca de 50 bahts seriam alocados para o seguro turístico, enquanto o restante seria enviado para o desenvolvimento do turismo no país, disse Anukul Chancharas, diretor do Escritório do Fundo de Promoção do Turismo.
O planejamento atual é de que as taxas sejam pagas em quiosques localizados em postos de fronteira ou através de um site oficial do governo, com o comprovante sendo apresentado na chegada ao país asiático. A nova taxa também deverá ser adicionada ao preço das passagens aéreas, igual as tarifas aeroportuárias vigentes em cada aeroporto.
De acordo com o secretário de turismo, Chote Trachu, só após a aprovação que serão divulgados mais detalhes sobre a tarifa.
Quem está excluído de pagar a taxa
Estrangeiros com autorização de trabalho ou autorização documentada estão isentos da taxa de turismo de 300 bahts. Crianças menores de 2 anos, diplomatas estrangeiros e funcionários do governo também estarão isentos do pagamento da taxa.
Taxas de turismo em outros países
Além da Tailândia, países da União Europeia e do Espaço Schengen também vão começar a cobrar tarifas extras para entrada de turistas nos países que integram o bloco. O ETIAS, como é chamada a taxa, começará a ser cobrado dos turistas a partir do final de 2022. Na Itália, a famosa cidade de Veneza também vai passar a cobrar tarifas para o viajante internacional.
No caso da cidade italiana, as taxas podem chegar até 10 euros por pessoa, enquanto o ETIAS custará 7 euros por viajante.
Para quem tem viagem programada para Tailândia, fique atento a possível cobrança desta nova taxa em breve.
O que achou da nova política da Tailândia?
Com informações: Reuters e Bangkok Post.