Com relação ao transporte de “skates motorizados”, conhecidos como hoverboards, segway (ou mini-segways), airwheel, solowheel e balance wheel, a LAN e a TAM, membros da LATAM, aderiram às recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) de proibir o transporte destes equipamentos, tanto na cabine da aeronave quanto nos compartimentos de carga, prezando pela segurança de seus voos. Para verificar as recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo, clique aqui.
A LAN e a TAM lamentam os eventuais transtornos que esta situação poderá causar e reafirmam seu compromisso com a segurança e os protocolos operacionais que visam preservar a integridade e o bem-estar de seus passageiros.
Ainda assim, os equipamentos poderão ser transportados pelas companhias de carga da LATAM (LAN CARGO, TAM Cargo, Mas Air e LAN CARGO Colombia), que contam com uma frota de aeronaves especializadas no transporte de todo tipo de produtos. Para tanto, os aparelhos devem ser apresentados nos escritórios de carga novos, sem uso e em sua embalagem original, com a respectiva documentação detalhando as especificações das baterias de lítio e sua potência em watt-hora (Wh).
A LAN e a TAM recomendam que os passageiros que queiram transportar estes produtos realizem os trâmites correspondentes com a devida antecedência. Para mais informações, os clientes podem acessar o site da LAN CARGO para serviços em países da América do Sul (excluyendo Brasil) e Estados Unidos, ou o site da TAM CARGO para serviços no Brasil.