fbpx

TAP divulga como tem atuado para garantir que as viagens aéreas continuem seguras

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A TAP divulgou uma séries de medidas e boas práticas que está adotando visando um viagem mais segura para seus passageiros e tripulação. As ações fazem parte da iniciativa TAP Clean & Safe.


Sobre o TAP Clean & Safe

De acordo com a TAP, desde o surgimento do surto do COVID-19, ficou claro para a companhia que nada é mais crítico do que a saúde e segurança de seus trabalhadores e clientes. Por isso, a TAP tem implementado medidas, em linha com as orientações da EASA, IATA, DGS e UCS, para garantir a sua saúde e segurança de quem viaja com a companhia.


A bordo

Mesmo sabendo que o ambiente a bordo é dos mais esterilizados e seguros do ponto de vista do contágio de doenças infectocontagiosas, dada a qualidade do ar e a configuração da cabine, a TAP ajustou as rotinas e implementou novos procedimentos.

Limpeza e desinfecção reforçadas

  • Desinfecção preventiva diária em todos os aviões, desde 20 de março.

  • Processo por nebulização, rápido e eficaz, que atua contra vírus encapsulados e bactérias mais comuns em apenas 30 segundos.

  • Cumprimento rigoroso dos protocolos de higiene e limpeza de rotina dos aviões, antes de cada partida, e espaços de trabalho.

  • Procedimentos adicionais de limpeza e desinfecção específicos para o Coronavírus (COVID-19), reforçando a limpeza de superfícies de contato frequente e utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), com as especificações de segurança aeronáutica e dos fabricantes dos aviões.

Qualidade do ar na cabine

  • Segundo a TAP, os aviões estão equipados com um sistema de reciclagem do ar vertical que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/3 minutos, vinte vezes por hora.
  • Este sistema vertical, que funciona por seções de 5 filas de bancos, garante ar fresco em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade.
  • A companhia utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) idênticos aos utilizados nas salas de cirurgia. Estes filtros conseguem extrair até 99,999% dos menores vírus, incluindo vírus com apenas 0,01 micrômetro. Os vírus da família coronavírus têm uma dimensão entre 0,08 e 0,16 micrômetro, dessa forma, eles são imediatamente filtrados pelos filtros HEPA, por seções e a cada 2/3 minutos.

Tripulação

Para a segurança de todos, a TAP informa que suas tripulações usam equipamento de proteção individual durante todo o voo, desde 23 de março, além de terem ao seu dispor equipamentos e produtos de desinfecção e limpeza. Como a utilização de máscara facial é essencial na proteção contra a COVID-19, a TAP utiliza tanto em terra quanto a bordo, e recomenda que os passageiros utilizem também em todo o seu percurso, particularmente a bordo.

A companhia também disse que suas tripulações são permanentemente treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infectocontagiosa a bordo, onde se inclui a COVID-19, e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito.

Estes procedimentos seguem rigorosamente as melhores práticas a nível internacional, definidas pela International Air Transportation Association (IATA), pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Direção Geral da Saúde (DGS).

No âmbito do surto da COVID-19, a comunicação e formação com os Tripulantes foi significativamente reforçada, bem como a articulação com a Unidade de Cuidados de Saúde (UCS) da TAP e todos os intervenientes na operação, para que o seu voo seja seguro.

Serviço de bordo simplificado

A TAP ajustou seu serviço a bordo com o objetivo de reduzir as movimentações e os contactos na cabine ao indispensável para manter o conforto e segurança dos passageiros. O serviço de refeição e bebidas será limitado, suspenso ou adequado em função da duração da viagem.

As refeições e produtos, que chegam até os passageiros seguindo os requisitos e certificações de saúde e higiene, estão privilegiando a utilização de produtos embalados e selados para garantir mais confiança.

Nos voos em que a companhia mantém acessórios têxteis, como almofadas e cobertores, a TAP assegura a sua limpeza, higiene e desinfecção, entre cada voo, sendo estes acessórios entregues selados para cada nova utilização.

A TAP também deixou de distribuir a bordo a nossa Revista UP e outras publicações, que estão disponíveis via app. Elas podem ser baixadas antes do voo, bastando fazer o download do aplicativo na App Store ou no Google Play.

Especialistas a bordo

Através da uma Unidade de Cuidados de Saúde (UCS), um serviço médico com mais de 30 anos de experiência em saúde e aeronáutica, a TAP implementa em tempo real as recomendações da OMS e dos Centers for Disease Control europeus e norte-americanos, bem como do Medical Advisory Group da IATA.

A companhia está em contato diário com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da aviação civil e aeroportuárias e com as pessoas da linha da frente, tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services.

A TAP ativou o seu plano de contingência de atuação contra doenças infectocontagiosas em janeiro, e desde então a companhia informou que está em permanente estado de alerta e atuando de acordo com os procedimentos a cada caso e a cada momento.

Vídeo

A companhia também divulgou um vídeo sobre os voos durante o surto da COVID-19:


No aeroporto

A TAP também divulgou como tem sido a atuação nos aeroportos portugueses. Essas medidas têm como objetivo minimizar os contatos e interações, e garantir uma limpeza rigorosa e desinfecção permanente. Agora, os passageiros contam com medidas adicionais de proteção e novos procedimentos nas áreas de check-in, entrega e coleta de bagagem, processos de controle de segurança, pré-embarque, embarque e desembarque.

Novas medidas nos aeroportos

  • Controle de temperatura nas partidas e/ou chegadas (o controle de temperatura é realizado antes do check-in e do drop off de bagagem, através de métodos validados e não invasivos);
  • Uso obrigatório de máscaras sociais ou descartáveis (a utilização de máscara é obrigatória para clientes. No caso dos trabalhadores do aeroporto e staff, observa-se o uso de equipamentos de proteção individual, de acordo com o risco avaliado das suas funções;
  • Reforço da limpeza e desinfecção (a limpeza e desinfeção reforçadas são realizadas em frequência e profundidade, a todas as superfícies e ambientes – com especial ênfase em balcões de atendimento, quiosques de self check-in, corrimãos, bancos e cadeiras, mesas, gates, etc);
  • Disponibilização de dispensers de gel desinfetante (dispensadors situados nas entradas e nas zonas de maior tráfego, em todos os terminais);
  • Ações de proteção individual (as ações de proteção individual é assegurada através de medidas como a colocação de divisórias de proteção nos balcões e postos de atendimento pessoal);
  • Preservação do distanciamento social (a preservação do distanciamento social é praticada através de medidas como a criação de circuitos separados de circulação de passageiros por partidas e chegadas, e a colocação de sinalética no chão ou em cada área, sempre que possível).

Você pode adquirir máscaras sociais ou descartáveis:

  • No aeroporto;
  • Em farmácias;
  • Em máquinas de venda automática.

Nestes locais estão também disponíveis para venda produtos de gel desinfetante e luvas (estas últimas não são recomendadas ou necessárias).

Lounges da TAP

Numa primeira fase, os lounges da TAP permanecerão fechados. No entanto, a companhia está preparando a abertura deles. Saiba o que vai mudar:

  • Limitação da capacidade dos lounges;
  • Ajuste da oferta de food & drinks (ajuste da oferta de produtos a itens embalados, selados e servidos em embalagens descartáveis, mantendo os mais exigentes requisitos e certificações de saúde e higiene);
  • Revistas e jornais em formato digital (faça o download através da nossa app TAP Media, disponível na App Store ou Google Play);
  • A higienização e desinfecção dos espaços será reforçada, de acordo com o nosso plano de contingência contra doenças infectocontagiosas (a higienização e desinfeção dos espaços será reforçada, de acordo com o nosso plano de contingência face a doenças infectocontagiosas).

Lojas de produtos não essenciais e lounges poderão estar fechados ou com funcionamento limitado, para garantir o máximo de segurança, você deve consultar as informações disponíveis antes de viajar.

Embarque e desembarque em voos da TAP

O embarque está sendo feito em pequenos grupos de passageiros, de trás para a frente da cabine e da janela para o corredor, preservando o distanciamento, minimizando a circulação e o contato entre passageiros durante a acomodação dos passageiros na cabine. O desembarque será feito no sentido inverso, observando a mesma lógica e objetivo.


Antes de viajar

A companhia também divulgou algumas informações úteis que devem ser lembradas antes de viajar:

Em casa

  • Atualize os seus dados aqui. É importante para que a companhia se comunique com você a cada momento;
  • Faça o check-in online no site ou app. Baixe o cartão de embarque e carregue a bateria do seu smartphone;
  • Verifique se você tem máscaras de pano ou máscaras descartáveis suficientes para usar, durante todo o percurso (desde a entrada no aeroporto de origem, até chegar ao seu destino final), para você e para os seus acompanhantes;
  • Ao usar uma máscara descartável ou uma máscara cirúrgica, certifique-se que ela seja trocada a cada 4 horas.
  • O uso de máscaras faciais é obrigatório durante toda a viagem, exceto para:
    • Crianças menores de 6 anos;
    • Passageiros com problemas de saúde comprovados que não podem usar máscara. Para viajar, o passageiro deve apresentar uma autorização médica (MEDIF) antes de sua viagem, o formulário e os procedimentos correspondentes estão disponíveis aqui. Caso contrário, o embarque será recusado.
  • O uso de máscara facial é uma medida de proteção individual;
  • Se estiver se sentindo doente não viaje. Se tiver tosse, dores de cabeça ou dificuldade respiratória, procure orientação médica, evite o contato com outras pessoas e não viaje.

No aeroporto

  • Chegue ao aeroporto dentro do horário: 1h antes de voos de médio curso e 2h nos de longo curso;
  • Utilize máscara facial em todas as fases da sua viagem, como proteção adicional. Coloque-a ao chegar ao aeroporto, ou até antes, se utilizar transportes públicos ou táxi;
  • Você não poderá realizar a sua viagem sem máscara facial;
  • Se for de carona despeça-se dos seus familiares e amigos na porta do aeroporto. Apenas devem entrar no aeroporto passageiros com cartão de embarque e acompanhantes em casos estritamente necessários;
  • Deixe a sua bagagem de porão no self baggage drop off e limite ao máximo a sua bagagem de mão, para facilitar o processo de embarque e de acomodação desta, que deverá ser feita por você;
  • Siga rigorosamente a sinalização do aeroporto e respeite todas as instruções do staff;
  • Sempre que possível, o embarque será contactless e feito com o cartão de embarque digital;
  • Chegue com antecedência à porta de embarque e fique atento às indicações.

Flexibilidade nas reservas

A TAP reforça para que os passageiros consultem suas novas políticas implementadas e ajustadas de acordo com as atuais circunstâncias excepcionais do surto da COVID-19 aqui.

A companhia está atualizando constantemente todas as informações disponíveis no seu site e nas redes sociais para que você tenha acesso sempre às últimas informações.


Recomendações e pequenas ações eficazes no dia a dia

  • Ao chegar ao aeroporto, siga rigorosamente as sinalizações e instruções;
  • Use máscara facial em todas as fases da sua viagem – ver vídeo;
  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use toalhas umedecidas ou solução desinfetante – ver vídeo;
  • Respeite a etiqueta respiratória, cubra o rosto com o cotovelo quando espirrar ou tossir ou use um lenço de papel descartável;
  • Se precisar descartar máscaras e lenços de papel, faça-o apenas nos locais indicados;
  • Durante o voo, permaneça sempre que possível no seu lugar;
  • Se estiver doente, tiver tosse, dores de cabeça ou dificuldade respiratória. Procure orientação médica, evite o contato com pessoas e não viaje.


Mais vídeos sobre o TAP Clean & Safe

Confira abaixo mais vídeos da iniciativa TAP Clean & Safe:

Procedimentos de saúde e segurança a bordo face ao COVID-19:

Manutenção dos aviões em terra

Cateringpor, da confeção ao transporte para o avião

Serviço a bordo simplificado


Comentário

Bom ver as companhias se esforçando em todas as etapas da viagem para oferecer uma melhor experiência para seus passageiros. A TAP informou que seu foco está em unir os esforços de todos no combate ao COVID 19 e, ao mesmo tempo, assegurar que as viagens aéreas continuem seguras.

Para mais informações sobre as ações da TAP, clique aqui.

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.