fbpx

Thai Airways deve aposentar todos os modelos de Airbus A380 e Boeing 747 da sua frota

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A imprensa local da Tailândia disse que é esperado que a Thai Airways aposente toda a sua frota de aeronaves de dois andares: o Airbus A380 e o Boeing 747. Além dos jatos de quatro motores, é esperado que os A330-300 também sejam retirados das operações da empresa, que passará a operar apenas com o Airbus A350 e os Boeings B787 Dreamliner e B777-300ER.

Thai Airways A380

A Thai, atualmente, possui cerca de seis A380 em sua frota, mas todos estão estacionados e não operam desde o início da pandemia. Segundo alguns jornais da Tailândia, é esperado que a companhia reative alguns desses modelos para voar durante um tempo, mas de toda forma eles serão aposentados futuramente. Os A380 têm idades entre 8 e 9 anos, sendo considerados muito novos.

A CNBC tailandesa disse que o motivo da aposentadoria dos modelos se deve ao fato de que a empresa estaria à beira da falência. A empresa preparou um plano de reestruturação que ainda não foi aprovado pelo tribunal de falências tailandês. A empresa foi avaliada em 11 bilhões de dólares, com 9,8 bilhões de dólares de ativos.

Junto com a descontinuidade dos aviões, a companhia aérea também planeja reduzir o número de pilotos para 905, dispensando 395 pilotos. A Thai Airways disse que não tem planos de empregar mais pilotos em 2021 e 2022. Ela tem até 2 de março para conseguir a aprovação do plano de reestruturação, evitando assim mais cortes futuros na tripulação e aposentadoria forçada de alguns modelos.


Outras medidas para evitar a falência

Anteriormente, o jornal Bangkok Times relatou que a Thai Airways perdeu seu status de empresa estatal quando o Ministério das Finanças da Tailândia reduziu sua participação nas ações da empresa para menos de 50%. A companhia aérea acabou procurando ajuda financeira depois de gastar muito dinheiro.

Foi necessário buscar outras medidas para tentar reduzir seus gastos: desde a venda de aviões de sua frota até a venda de comidas de rua. A empresa utilizou parte de seu catering para vender “Pão Frito” (chamado de Odading ou o que é conhecido na Tailândia como Patong-go). Isso foi feito várias vezes pela cidade de Bangkok.


A aposentadoria do 747 não chega a ser surpreendente, visto que muitas outras companhias aéreas já tomaram a decisão de descontinuar o modelo devido o alto custo com a aeronave, além da maioria das empresas do setor optar por aviões mais modernos e menos prejudiciais ao meio ambiente. No entanto, a descontinuidade do A330 e A380 pegou muitos de surpresa, uma vez que as aeronaves são jovens e ainda poderiam fazer parte da frota da companhia por mais alguns anos.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.