A fabricante automotiva japonesa Toyota firmou parceria com Joby Aviation para o desenvolvimento de uma nova solução de mobilidade aérea totalmente sustentável: uma aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL) capaz de levar quatro passageiros, mais o piloto. A empresa aeroespacial quer implantar serviços de transporte aéreo rápidos, silenciosos e acessíveis.
“O transporte aéreo tem sido uma meta de longo prazo para a Toyota, e, enquanto continuamos nosso trabalho no setor automobilístico, essa parceria reflete nossa visão de futuro“, afirma o presidente e CEO da Toyota, Akio Toyoda. “Ao encararmos o desafio do transporte aéreo em conjunto com a Joby, aproveitamos esse potencial para revolucionar o futuro do transporte e das novas gerações. Por meio desse novo projeto, esperamos oferecer a nossos clientes a liberdade de se locomover em todos os lugares, em terra e, agora, no céu“.
Como principal investidora no financiamento de US$ 590 milhões no Série C da Joby, a Toyota continua desenvolvendo tecnologias para oferecer “Mobilidade para Todos”. Além de investir US$ 394 milhões na Joby, a Toyota vai compartilhar sua experiência em manufatura, qualidade e controle de custos para o desenvolvimento e produção das aeronaves elétricas.
O design da aeronave foi desenvolvido para atender às necessidades de um mercado em ascensão no transporte aéreo, no qual passageiros e viajantes buscam os benefícios diários da aviação dentro dos centros urbanos e entre eles. É previsto que os eVTOLs, como são conhecidas essas aeronaves, ajudarão a desenvolver novos serviços de mobilidade, com potencial para ser uma alternativa nos persistentes desafios de deslocamento.
Esses desafios incluem os congestionamentos de tráfego nas áreas urbanas, aumento da carga ambiental, falta de transporte em áreas subpovoadas, entre outros. O vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Shigeki Tomoyama, fará parte do conselho de administração da Joby e desempenhará papel ativo na definição da direção estratégica com os executivos.
Mais detalhes da aeronave protótipo e dos planos de produção serão anunciados futuramente.
E aí, o que acharam do projeto?