Três Museus de Aviação gratuitos no Brasil!

Notícias

Por Rafael Castro

Olá Passageiros de Primeira, tudo bem com vocês? Recentemente recebi lá pelo Instagram mensagens de algumas pessoas perguntando sobre a existência de Museus relacionados à Aviação aqui no Brasil. É claro que eu já logo achei que esse assunto merecia um post inteiro! Na minha pesquisa consegui encontrar 03 museus no nosso país, cada um com um acervo bem diferente um do outro e o melhor: todos com visitações gratuitas!


Museu Aeroespacial (MUSAL), Rio de Janeiro/RJ

Localizado no Campo dos Afonso, berço da aviação militar no Brasil, o MUSAL é o maior espaço dedicado à memória da aviação no país e na América Latina. Subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica da Força Aérea Brasileira, o museu tem como missão a preservação da memória da Aeronáutica Brasileira, por meio do seu acervo histórico.

Além de inúmeros itens relacionados à história da aviação brasileira, o visitante tem acesso a diversos modelos de aeronaves dispostas ao longo dos hangares e no pátio externo do MUSAL. Algumas das aeronaves expostas: Bandeirante C-95 / EMB-110; Boeing 737-200; C-130H Hércules; ERJ 140; Beechcraft D18S; Lockheed L118A – Electra II; dentre muitas outras. Há ainda uma área especialmente dedicada à atuação das mulheres na aviação e outra voltada para a história da Embraer que traz, inclusive, um mockup (modelo em escala real) do interior de um dos jatos da fabricante.

A estrutura do museu é bem grande, como pode ser visto aqui nesse mapa:

  • Dias e horários de funcionamento: de terça à domingo e feriados, das 09h às 16h. As visitas guiadas, ou seja, com a presença de um mediador do museu, devem ser agendadas. Maiores informações aqui nesse site.
  • Valor: entrada gratuita, com estacionamento.
  • Endereço: Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro/RJ.

À propósito, eu já levei meus alunos para uma visita guiada ao MUSAL e eles simplesmente adoraram! Fomos super bem atendidos e o acervo é realmente espetacular! A única dificuldade, ao meu ver, é chegar até lá. O museu fica a cerca de 40 km da zona sul da cidade e as opções de transporte público são escassas. As estações de trem (Supervia) mais próximas são Vila Militar e Magalhães Bastos. Há ainda a opção de pegar o trem até Madureira e de lá pegar os ônibus 745 ou 917. Mas, se você preferir pegar um Uber saindo da Zona Sul você gastará entre R$84,00 e R$110,00. Carinho, né? Mas, vale à pena!


Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), São José dos Campos/SP

São José dos Campos é uma cidade que respira aviação, tendo em vista que a própria fábrica da Embraer fica por lá. O Memorial Aeroespacial Brasileiro é subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira com o objetivo de contar a história da indústria aeroespacial brasileira.

  • Dias e horários de funcionamento: de terça a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Sexta-feira das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. As visitas guiadas também são realizadas mediante agendamento, com maiores informações no site do MAB.
  • Valor: entrada gratuita, com estacionamento.
  • Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima s/n – Parque Martim Cererê – São José dos Campos/SP. Fica bem na entrada do aeroporto da cidade.

O acervo do Memorial é dividido em cinco ambientes distintos:

1 – Ambiente Ensino: apresenta algumas curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto.

2 – Ambiente Aeronáutica: expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge), e maquetes de ensaio em túnel de vento. O segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, também se encontra nesse espaço.

3 – Ambiente Defesa: mostra itens pesquisados e desenvolvidos pelo DCTA e pelas empresas Avibras e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, empenas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis.

4 – Ambiente Espacial: traz maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo do giroscópio a fibra óptica; entre outros.

5 – Ambiente Pesquisas Associadas: expõe as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições.

Na área de exposição externa, estão aeronaves de fabricação nacional e réplicas dos foguetes do Programa Espacial Brasileiro, entre elas, em escala natural, o VLS (Veículo Lançador de Satélites).


Varig Experience, Porto Alegre/RS

O Varig Experience é uma volta ao passado glorioso daquela que foi a maior empresa aérea brasileira, a Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida como VARIG! Esse é um projeto que faz parte de um empreendimento privado e fica bem próximo ao Aeroporto de Porto Alegre, no Boulevard Laçador. Inclusive, você pode aproveitar uma conexão longa por lá para visitá-lo.

A principal atração é uma aeronave DC-3 completamente restaurada com a ajuda da equipe de mecânica e manutenção da Varig. O PP-ANU é considerado um dos primeiros DC-3 fabricados no mundo e foi carinhosamente apelidado pelos pilotos da época por “Douglinhas”. A visitação externa do avião acontece diariamente das 08h às 23h. Já a visitação interna ao Douglinhas acontece às quintas-feiras a cada 15 dias das 17h às 20h. A distribuição das senhas para essa visita acontece sempre às 16:30 e há um limite de 300 fichas por dia. Para saber os dias certinhos da visitação interna, é só dar uma olhada no site deles.

De forma permanente, a exposição “Elegância nas Alturas”  faz um resgate histórico dos famosos uniformes utilizados pelos comissários e comissárias da Varig. A mostra conta, atualmente, com 19 uniformes, entre peças originais e reproduzidas, utilizados de 1955 até 2003 e pode ser visitada diariamente das 08h às 23h30.

Além disso, há exposições temporárias junto ao projeto Varig Experience. Em janeiro, por exemplo, está acontecendo aos finais de semana (das 14h às 20h) a Exposição de Motores de Aviões da Varig, com 8 exemplares de motores de aeronaves como DC-3, Klemm L-25, Junkers A50, Junkers F13, Curtiss C46 e Messerschmitt 108 TAIFUN.

E o melhor: todas as atrações do Varig Experience são gratuitas!

  • Endereço: Boulevard Laçador – Avenida dos Estados, 111 – Porto Alegre/RS.

E vocês, passageiros, já visitaram esses museus? Ou conhecem algum outro espaço dedicado à aviação aqui no Brasil? Conta para a gente aqui nos comentários!

Grupos de Alerta do PP
Grupos de Alerta do PP Aproveite 15% OFF com o cupom 'NOVASVIAGENS'!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026!
Airport Park
Airport Park Reserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.