fbpx

Tudo o que os cadeirantes precisam saber sobre banheiros de avião

Notícias

Por Felipe Alimari

Oi, pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Hoje eu vim contar para vocês como é a experiência de uso dos banheiros das aeronaves por um cadeirante. O intuito é dar o meu ponto de vista e ajudar outros PCD’s que venham a precisar usar os sanitários futuramente.

Ninguém gosta de falar sobre uso de banheiro, mas uma das perguntas que mais recebo é sobre a funcionalidade e acessibilidade dos banheiros das aeronaves para cadeirantes.

Embora este post seja destinado a usuários de cadeira de rodas que ainda não voaram ou possuem pouca experiência, eu me considero um viajante experiente e eu definitivamente aprendi alguma coisa. Aqui está um guia em formato de perguntas e respostas para banheiros de avião a fim de ajudá-lo a determinar como eles se encaixam (ou não se encaixam) em seus planos de viagem.


Como é um banheiro de avião?

A primeira coisa que você notará nos banheiros de avião é que eles são pequenos. Muito, muito pequenos – e para acomodar mais passageiros nos aviões, eles estão ficando ainda menores. Em alguns dos aviões mais novos pilotados pela American, Delta e United, os banheiros possuem apenas 60 centímetros de largura. De alguma forma, naquele espaço, eles conseguiram colocar um vaso sanitário, uma pia minúscula, um espelho e um pequeno armário que contém papel higiênico e toalhas de papel.

Alguns desses banheiros também contêm trocadores para bebês, você pode acreditar nisso?! Todas as portas dos banheiros dos aviões são duplas, o que significa que elas se dobram ao meio e deslizam para abrir e fechar, com a dobra indo para dentro em direção ao banheiro.


Um banheiro de avião funciona de maneira diferente de um banheiro comum?

Sim. Banheiros “de casa” usam a ação da gravidade e do sifão para esvaziar um vaso sanitário, bem como água em uma pia. Você não pode fazer isso em um avião por causa de todo o movimento. Banheiros de avião usam um vácuo ativo em vez disso.

Quando você dá descarga, ele abre a válvula na linha de esgoto e o vácuo na linha suga o conteúdo do recipiente para um tanque. Isso requer muito pouca água ou líquido desinfetante para limpar o recipiente para a próxima pessoa.

Ao lavar as mãos na pia, você notará que a água não desce livremente pelo ralo. O recipiente vai encher com a água que você usou e, então, terá que levantar a tampa para deixar o vácuo esvaziar o conteúdo.


Onde posso encontrar o banheiro em um avião?

Depende totalmente do tipo e tamanho do avião. Na maioria das aeronaves, a proporção mínima normalmente aceita de banheiros para passageiros é de aproximadamente um banheiro para cada 50 passageiros.

No entanto, nas cabines de primeira classe e executivas, os passageiros podem ter acesso a vários banheiros exclusivos para seu uso. Muitas das maiores companhias aéreas de longa distância optam por equipar suas aeronaves com os banheiros maiores nas cabines de primeira classe.

Aviões menores e aeronaves regionais projetadas para voos muito curtos podem não ter banheiro. Portanto, dependendo do layout do avião, você pode ter apenas um banheiro na parte traseira, um na frente ou um terceiro no meio da aeronave. Às vezes, esse número pode aumentar, principalmente, se for aeronave comercial e de voos de longa distância.


Os banheiros de aviões são acessíveis para cadeirantes?

Aeronaves recém-construídas com dois corredores precisam ter pelo menos um banheiro de avião supostamente acessível. No entanto, o nível de acessibilidade para esses banheiros não é o que você esperaria em um banheiro em terra.

De um modo geral, eles abrem as portas de dois banheiros comuns de avião e os combinam em um único espaço. As barras de apoio geralmente não estão em um local conveniente e o espaço ainda é pequeno e difícil de se movimentar.

No entanto, há mais espaço para um familiar ou cuidador auxiliar na transferência para o banheiro. Há também mais espaço para a cadeira de rodas do corredor entrar de fato no banheiro.

#PraTodoMundoVer ilustração de um cuidador auxiliando o cadeirante dentro do banheiro do avião.


Como acessar o banheiro de avião se não consigo andar?

Praticamente todos os aviões têm uma cadeira de rodas no corredor a bordo. Estas são cadeiras de rodas dobráveis, pequenas e geralmente têm assento e encosto feitos de um material sintético frágil. Alguns têm tiras de velcro e outros não.

#PraTodoMundoVer ilustração de um cuidador auxiliando o cadeirante dentro do banheiro do avião.

A qualidade dos apoios para os pés dessas cadeiras também varia. No entanto, estas são suas únicas opções para ir ao banheiro do avião se você não puder andar. Os comissários de bordo podem ajudá-lo a se transferir para a cadeira do corredor da melhor maneira possível, mas você precisa ter controle suficiente da parte superior do corpo para manter a postura ereta na cadeira.

Os comissários de bordo o levarão de/ e /para o banheiro.


Por que não há mais banheiros de avião acessíveis a cadeiras de rodas?

Money, simples assim. A indústria aérea diz que não é economicamente viável para eles modernizarem as aeronaves existentes com banheiros acessíveis. Ou seja, ao tornar seus banheiros maiores, tira o espaço onde um passageiro pagante poderia sentar.


Todos os aviões têm uma cadeira de corredor a bordo?

Não, mas você pode solicitar que um seja colocado no seu voo. Algumas companhias aéreas, já os têm como prática padrão, o que eu adoro.

Sugiro solicitar a companhia aérea com pelo menos 48 horas de antecedência. Muitos representantes de atendimento ao cliente e agentes de portão não sabem sobre esse requisito e podem confundir um assento de corredor com uma cadeira de corredor. Certifique-se de deixar bem claro que precisará de uma cadeira de rodas a bordo para ajudá-lo a chegar especificamente ao banheiro.


Posso usar o banheiro do avião se não puder ficar em pé ou me transferir sozinho?

A única maneira de fazer isso é se você estivesse em uma aeronave com banheiro acessível, onde há espaço suficiente para um familiar ou cuidador te ajudar a se transferir. Se você estiver em um avião com apenas um banheiro de tamanho normal e precisar de assistência, não há como fazer a transferência devido ao tamanho do banheiro e falta de acessibilidade no mesmo.


Terei problemas com o banheiro se for uma pessoa obesa?

Provavelmente. Se você for particularmente obeso, talvez nem consiga usar a cadeira do corredor para chegar ao banheiro do avião. Elas são minúsculas e muito desconfortáveis, pois a armação de metal tende a fechar. Mesmo que você possa se levantar e se autotransferir, pessoas particularmente obesas terão dificuldade em se movimentar em um banheiro de avião de tamanho padrão.


Meu familiar ou cuidador pode me ajudar no banheiro?

Sim, mas apenas se for um banheiro acessível.


Um comissário de bordo pode me ajudar a chegar ao banheiro?

Os comissários de bordo podem fornecer assistência empurrando você na cadeira do corredor de bordo para o banheiro. Muitas vezes, eles se oferecem para ajudar, fornecendo ajuda para os idosos caminharem apenas alguns passos até o banheiro. No entanto, eles não podem de forma alguma nós ajudar fisicamente, como por exemplo carregar no colo.


Um comissário de bordo pode me ajudar no banheiro?

Não! De jeito nenhum!


Quais as opções se não puder usar o banheiro do avião?

Existem várias opções e, infelizmente, nenhuma delas é agradável. Uma delas é evitar a necessidade de usar o banheiro, restringindo a ingestão de alimentos e líquidos por muitas horas antes do voo. Outra é apenas utilizar voos curtos.

No caso dos homens como eu, neste sentido temos mais facilidade na medida em que às vezes podemos urinar em uma garrafa criada para esse fim, debaixo de um cobertor para ser mais discreto. Alguns cadeirantes podem usar um cateter com uma bolsa para as pernas.


Comentário

Espero que este post ajude a ilustrar como funciona o banheiro da maioria dos aviões para um cadeirante e que muitos que ainda têm vergonha de utilizar, sintam-se mais tranquilos. De fato, não é o melhor cenário, mas felizmente cada vez mais as aeronaves estão com banheiros acessíveis, principalmente em voos de longa distância.

E você que é PCD ou cadeirante já utilizou banheiro da aeronave? Comenta aqui embaixo se teve algum perrengue. 😊

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 25% de desconto!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Hotéis
Hotéis
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Cartão Pão de Açúcar Itaú
Ganhe 1 ponto por R$ 1 gasto!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.