A Turkish Airlines anunciou um novo acordo com a Boeing para ampliar sua frota nos próximos anos. O contrato inclui até 75 aeronaves de grande e médio porte e faz parte do plano de crescimento “Vision 2033”, que prevê uma expansão significativa da malha aérea e da eficiência operacional da empresa. Confira!
Mega pedido de aeronaves
O acordo prevê a entrega de 75 Boeing 787-9 e 787-10 entre 2029 e 2034, sendo 50 pedidos firmes e 25 opções. Paralelamente, a companhia também finalizou negociações para 100 Boeing 737 MAX (modelos 8 e 10), com opção de mais 50 aeronaves, dependendo da conclusão das tratativas com a fabricante de motores CFM International.
No caso dos 787, a Turkish segue em discussões com a Rolls-Royce e a GE Aerospace para definição dos motores. Essa aquisição reforça a parceria estratégica de longa data entre a Turquia e os Estados Unidos, além de estreitar ainda mais os laços entre a Turkish Airlines e a Boeing.
Metas ambiciosas do plano Vision 2033
O movimento integra o plano “Vision 2033”, que celebra o centenário da companhia. A meta é ter mais de 800 aeronaves na frota até 2033, com 90% de modelos de nova geração até essa data e 100% até 2035. A estratégia visa garantir eficiência operacional e um crescimento médio anual de 6%.
Segundo o presidente do Conselho da Turkish Airlines, Ahmet Bolat, esse marco vai além da expansão da frota. Ele destacou que os novos aviões irão fortalecer o turismo na Turquia, ampliar a conectividade global e apoiar o desenvolvimento do ecossistema de aviação do país.
Já a presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Stephanie Pope, ressaltou a importância da parceria de 80 anos da fabricante com a aviação turca e afirmou que os novos Dreamliners e 737 MAX ajudarão a companhia a oferecer experiências excepcionais aos passageiros.
Impactos na malha e na eficiência
Os Dreamliners vão desempenhar papel central nas rotas de longa distância, com destaque para destinos nos Estados Unidos, África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Além de maior capacidade de passageiros e carga, o modelo oferece até 25% de economia de combustível em relação à geração anterior.
Já os 737 MAX devem garantir mais flexibilidade e eficiência em voos de curta e média distância, reforçando a posição de Istambul como hub estratégico de passageiros e carga.
Conheça Istambul
Istambul é um museu vivo, com um passado antigo e grandioso que se combina com a certeza de que os tempos mudaram. É também dona de um presente vibrante — até bastante intenso — daquele que por vezes se define pela não definição: o caos.
Embora não seja a capital da Turquia, Istambul já foi a capital de dois dos maiores impérios da humanidade: o Império Bizantino, que começou lá em 395 D.C., seguido pelo Império Otomano — que, por sua vez, terminou só em 1922. Ainda, foi palco da mudança muito recente para República da Turquia (que transformou até seu idioma oficial) e da confluência de muitas culturas — tanto pelo último Império que se expandiu por três continentes como pelo fato de que Istambul tem um pé na Europa e um pé na Ásia. Hoje, italianos, armênios, romanos e gregos formam, especialmente, a identidade turca.
Para continuar lendo sobre Istambul, acesse o conteúdo completo na Travel.
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A Turkish Airlines reforça mais uma vez sua ambição de estar entre as líderes da aviação mundial. Ao investir em uma frota moderna e eficiente, a companhia deve ampliar sua presença global, melhorar a conectividade entre continentes e fortalecer o turismo na Turquia, um movimento que certamente a coloca entre as companhias mais visionárias do setor.