fbpx

Turkish Airlines vai mudar de nome

Notícias

Por Igor Tonetti

A Turkish Airlines vai passar a operar com um novo nome. A notícia partiu do próprio presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que revelou que a companhia passará a ser chamada de Türkiye Hava Yollari.

Turkish Airlines Boeing 787-9


Novo nome

O motivo da troca de nome é um esforço para que o país seja conhecido internacionalmente como “Türkiye”, como é escrito e pronunciado em turco, ao invés de Turkey (como é chamado o país em inglês).

Nesta semana, o governo de Erdogan disse que a pronúncia do nome do país em turco representa melhor a cultura e os valores de seu povo. Sobre a Turkish Airlines, ele disse: “Türkiye Hava Yolları será inscrito na fuselagem de nossos aviões, ao invés de Turkish Airlines”. Hava Yolları significa “companhia aérea”, em turco.

No começo de junho, o governo enviou uma carta à ONU, registrando formalmente o nome do país como “Türkiye”. O país se autodenominou “Türkiye” em 1923 após a declaração de independência.

Apesar do nome ser usado desde 1923, alguns especialistas políticos apontam que a mudança na pronúncia do país também é uma forma de se dissociar do nome Turkey, que em inglês é o mesmo dado à ave peru. Erdogan, no entanto, não se pronunciou sobre o caso.


Organizações mundiais adotam “Türkiye”

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), já passaram a adotar a nova pronúncia quando forem se referir à Turquia.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, referiu-se ao país como “Türkiye” durante visitas a Helsinque e Estocolmo nesta semana. Além do secretário, o presidente finlandês Sauli Niinisto e a primeira-ministra sueca Magdalena Andersson também adotaram o pedido de Erdogan.


Apesar do pedido do presidente, ainda não foi dada uma data para que a mudança de nome seja feita. Até o momento, a companhia continua usando o nome de Turkish Airlines no site, redes sociais e demais canais de contato.

Vai ser rápido para você se acostumar com o “Türkiye Hava Yollari”?

Com a informação, Al Jazeera.

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$ 150 de crédito por indicação!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.