A Turkish Airlines vai passar a operar com um novo nome. A notícia partiu do próprio presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que revelou que a companhia passará a ser chamada de Türkiye Hava Yollari.
Novo nome
O motivo da troca de nome é um esforço para que o país seja conhecido internacionalmente como “Türkiye”, como é escrito e pronunciado em turco, ao invés de Turkey (como é chamado o país em inglês).
Nesta semana, o governo de Erdogan disse que a pronúncia do nome do país em turco representa melhor a cultura e os valores de seu povo. Sobre a Turkish Airlines, ele disse: “Türkiye Hava Yolları será inscrito na fuselagem de nossos aviões, ao invés de Turkish Airlines”. Hava Yolları significa “companhia aérea”, em turco.
No começo de junho, o governo enviou uma carta à ONU, registrando formalmente o nome do país como “Türkiye”. O país se autodenominou “Türkiye” em 1923 após a declaração de independência.
Apesar do nome ser usado desde 1923, alguns especialistas políticos apontam que a mudança na pronúncia do país também é uma forma de se dissociar do nome Turkey, que em inglês é o mesmo dado à ave peru. Erdogan, no entanto, não se pronunciou sobre o caso.
Organizações mundiais adotam “Türkiye”
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), já passaram a adotar a nova pronúncia quando forem se referir à Turquia.
O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, referiu-se ao país como “Türkiye” durante visitas a Helsinque e Estocolmo nesta semana. Além do secretário, o presidente finlandês Sauli Niinisto e a primeira-ministra sueca Magdalena Andersson também adotaram o pedido de Erdogan.
Apesar do pedido do presidente, ainda não foi dada uma data para que a mudança de nome seja feita. Até o momento, a companhia continua usando o nome de Turkish Airlines no site, redes sociais e demais canais de contato.
Vai ser rápido para você se acostumar com o “Türkiye Hava Yollari”?
Com a informação, Al Jazeera.