fbpx

Uber dá um novo passo para integrar seu aplicativo aos sistemas de transporte público

Notícias

Por Gabriel Marinho

A Uber tem feito parceria com empresas de transporte público em todo o mundo desde 2015 para construir redes de transporte coletivo mais eficientes, acessíveis e igualitárias para as milhões de pessoas que dependem delas. Agora a empresa está tomando um novo passo na integração das diferentes opções de modalidade urbana com a aquisição de uma empresa que desenvolve software para agências de transporte público.


A aquisição

Essa semana a Uber anunciou que adquiriu a Routematch, um fornecedor de software líder do setor que atende a mais de 500 parceiros de empresas de transporte público em comunidades urbanas, suburbanas e rurais em todo o mundo.

Com mais de duas décadas de experiência, a Routematch fez parceria com grandes e pequenas empresas de transporte público, começando localmente nos EUA e expandindo globalmente. Com algumas das relações mais duradouras do setor, a empresa fornece tecnologias acessíveis e inclusivas para motoristas de todos os tipos de veículos. A missão da Routematch é criar ecossistemas de mobilidade sustentável para todos.

Essa aquisição reúne a experiência da Uber em tecnologias de mobilidade global sob demanda com os recursos comprovados da Routematch em transporte comunitário, pagamentos, ferramentas de rotas e serviços de planejamento de viagens. Ambas as empresas acreditam que isso criará inovações que tornam mais fácil para as agências fornecer as soluções de transporte certas para seus passageiros, por meio de um conjunto expandido de tecnologias.

Segundo a própria Uber, o transporte público sempre será uma artéria vital que conecta as pessoas às suas cidades. Mas ainda existem muitos desafios que simplesmente não existiam quando os serviços e as rotas foram criados décadas atrás. Por isso, o software de transporte inclusivo pode ajudar as empresas de transporte público a agregar mais valor aos passageiros, empresas e comunidades.


O motivo da aquisição

Ao longo dos anos, a Uber foi acusada de competir diretamente com metrôs, trens e ônibus. O declínio do número de ônibus e metrô em dezenas de cidades nos EUA está atrelado ao surgimento do aplicativo de caronas, o que levantou diversas críticas quanto ao aumento do número de carros particulares no trânsito.

Com a aquisição a Uber pretende integrar mais serviços de transporte público em seu aplicativo, como planejamento de rotas e compra de passagens de trem, metrô e ônibus. Segundo o The Verge, a empresa já está testando essa funcionalidade na cidade de Denver, nos Estados Unidos. Os passageiros por lá agora podem ver informações em tempo real sobre ônibus e trens quando abrem o aplicativo, e ainda podem comprar um bilhete eletrônico que é validado no metrô ou ônibus.

A ideia é que a Routemacth ajude a Uber a expandir essas funcionalidades globalmente.


O que você acha da ideia de integração do aplicativo da Uber com os meios de transporte público?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.