A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica e exclusiva para o Brasil. A novidade vai permitir que usuários da Uber acessem os serviços de entrega do iFood dentro do próprio app da Uber — e que clientes do iFood possam chamar corridas da Uber sem sair do app de delivery. A integração começa a ser implementada no segundo semestre de 2025.
Como vai funcionar?
De acordo com comunicado divulgado para investidores, a proposta é unir mobilidade e delivery em uma experiência única para o usuário. No app da Uber, a aba de entregas será substituída pelo serviço do iFood, permitindo que os usuários façam pedidos de comida, mercado, farmácia e conveniência diretamente pela plataforma.
No iFood, será criada uma aba de mobilidade, em que será possível solicitar corridas pela Uber sem precisar trocar de aplicativo. A novidade começa em algumas cidades brasileiras no segundo semestre de 2025, com expansão gradual para o restante do país. Por enquanto, os programas de assinatura Uber One e Clube iFood permanecem separados, mas as empresas já confirmaram que estudam uma possível integração futura entre os dois.
Para os usuários, a principal vantagem será a praticidade. De acordo com as empresas, a integração entre os dois aplicativos permitirá que o consumidor planeje sua mobilidade e faça pedidos de forma muito mais rápida, sem a necessidade de alternar entre diferentes plataformas.
Além disso, o movimento deve beneficiar restaurantes, farmácias e mercados parceiros, aumentando o volume de pedidos, ao mesmo tempo em que cria mais oportunidades de renda para motoristas e entregadores. A expectativa é que essa aliança simplifique a rotina de milhões de brasileiros e fortaleça o ecossistema dos dois aplicativos no país.
Milhas Smiles: possibilidade de usar créditos Uber no iFood
Atualmente, já é possível comprar créditos da Uber através da Smiles — e, com isso, acumular milhas. Com a nova parceria entre Uber e iFood, poderá surgir uma possibilidade bastante promissora. Caso esses créditos da Uber possam ser utilizados também para pagamentos dentro do iFood, os membros da Smiles poderão utilizar os serviços do app, como comprar refeições, itens de mercado e farmácia com créditos que geraram milhas no momento da compra.
Na prática, isso abriria uma oportunidade inédita de acumular milhas Smiles com o iFood — que hoje não possui nenhuma parceria ativa com programas de fidelidade que ofereçam acúmulo direto de milhas. Ou seja, uma nova forma inteligente de transformar gastos do dia a dia em milhas, aproveitando uma conexão estratégica entre duas das maiores plataformas do país.
Comentário
A integração entre Uber e iFood é um novidade interessante para a experiência do consumidor que também poderá representar uma excelente oportunidade para quem acumula milhas. Se confirmada a possibilidade de usar créditos Uber no iFood, o caminho ficará aberto para aproveitar promoções da Smiles, gerar milhas ao comprar créditos e utilizá-los para pedir comida, mercado ou farmácia com um clique.
Vale lembrar que a mudança ainda não esta em vigor, mas deve começar a ser implementada ainda em 2025. Ficaremos de olho para identificar possíveis oportunidades para turbinar ainda mais nossos saldos de milhas e pontos!
O que achou da notícia? Acesse o comunicado oficial no site da Uber.