Por conta do surto de coronavírus, a União Europeia anunciou, pela primeira vez, o fechamento de suas fronteiras por um período de 30 dias. Todas as viagens entre os 27 países do bloco estão suspensas, assim como a entrada de não residentes.
A decisão foi tomada após uma videoconferência de cerca de três horas entre os líderes do bloco, que concordaram em adotar essa decisão conjunta para restringir viagens não essenciais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse: “O inimigo é o vírus e agora temos de fazer o máximo para proteger nosso povo e para proteger nossas economias”.
“Estamos prontos para fazer o que for preciso. Não vamos hesitar em adotar medidas adicionais à medida que a situação se desenvolve.”, complementou Leyen.
Coletiva de imprensa
Acesse a coletiva de imprensa na íntegra através do link abaixo:
Press conference following the EU leaders' video conference on #COVID19 with President @vonderleyen and @eucopresident Michel ↓https://t.co/FvOzEZxDRl
— European Commission (@EU_Commission) March 17, 2020
Portugal
Em um pronunciamento ao vivo, o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa informou que a partir da meia noite de amanhã (18), todos os voos internacionais estarão suspensos, com apenas duas exceções:
- Os “países extracomunitários onde existe uma forte presença de portugueses: Canadá, EUA, Venezuela e África do Sul”, conforme disse Costa.
- Os países do PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
Especificamente sobre o Brasil, Costa informou que serão apenas feitas ligações com Rio de Janeiro e São Paulo, sendo suspensas as demais rotas.
Vamos aguardar os comunicados das companhias aéreas para saber como será a política após esse fechamento da fronteira da União Européia.