A United anunciou um acordo com a Starlink para oferecer serviço de internet gratuito nos voos, em mais de 1.000 aeronaves. Os testes devem começar no início de 2025, com os primeiros voos de passageiros esperados para o final do próximo ano. Veja mais a seguir
Scott Kirby, CEO da United, comentou a novidade: “Tudo o que você pode fazer em terra, em breve poderá fazer a bordo de um avião da United a 35.000 pés, em praticamente qualquer lugar do mundo. Essa conectividade abre a porta para uma experiência de entretenimento a bordo ainda melhor, em cada tela de assento – mais conteúdo, mais personalizado. A cultura de inovação da United está, mais uma vez, trazendo grandes benefícios para nossos clientes.”
Futuro de conectividade
A United anunciou a assinatura de um acordo com a SpaceX, para trazer o serviço de W-Fi da Starlink de forma gratuita para toda a frota de aeronaves da companhia aérea. Segundo a companhia, esse foi o maior acordo do tipo na indústria, e pretende estabelecer um novo padrão de conectividade a bordo.
Os testes devem começar no início de 2025, com os primeiros voos de passageiros esperados para o final do próximo ano. A promessa é que os passageiros desfrutem no ar do mesmo serviço de internet de alta velocidade e baixa latência encontrados em terra.
A nova conectividade vai valer do portão de embarque ao portão de desembarque, permitindo acesso a TV ao vivo e serviços de streamings, além de redes sociais, compras, jogos e muitos outros, diretamente nas telas dos assentos e dispositivos pessoais de forma simultânea.
O serviço aproveitará os satélites que contam com grande experiência em operações espaciais e em órbita, uma vez que a Starlink é projetada pela SpaceX, e fornece acesso à internet em todo o mundo, incluindo oceanos, regiões polares e outras localizações remotas, anteriormente inacessíveis por sinais tradicionais de celular ou Wi-Fi.
O que esperar da internet da Starlink na United
A expectativa da companhia aérea é de ter a Starlink em todas as suas aeronaves, que somam mais de 1.000, nos próximos anos. O serviço de internet será gratuito, e incluirá experiências como:
- Streaming ao vivo: serviços de streaming pessoais e TV ao vivo, shows e filmes sem buffering, lag ou necessidade de baixar conteúdo com antecedência;
- Trabalho remoto: baixe/envie documentos e edite arquivos compartilhados em tempo real;
- Jogos: jogue jogos ao vivo e acompanhe serviços de streaming de jogos ao vivo;
- E-Commerce: faça compras online, agende entrega de mantimentos e faça reservas em restaurantes e viagens;
- Múltiplos dispositivos: conecte vários dispositivos ao mesmo tempo, sob um único usuário;
- Suporte ao vivo com o aplicativo da United: baixe o aplicativo da United durante o voo para obter informações em tempo real sobre conexões e acessar o suporte ao cliente de um agente real através do Agent on Demand.
Mais informações sobre o serviço
Além de utilizar a internet da Starlink nos dispositivos pessoais, os passageiros também terão acesso ao serviço diretamente nas telas dos assentos. A companhia disponibiliza quase 100 mil telas de assentos em sua frota, e possui planos de aumentar esses números à medida em que recebe novos aviões, além de reformar o interior das aeronaves existentes.
O conteúdo a bordo está disponível em mais de 20 idiomas, e os novos interiores dos aviões reformados assinados pela United incluem telas HD de 16” em cada assento da classe Executiva, e telas de 13” polegadas na classe Econômica. O espaço ainda conta com conectividade Bluetooth, energia nos assentos, compartimentos de bagagens maiores com espaço para malas de mão e iluminação LED.
A nova internet também deve beneficiar os funcionários da United que utilizam dispositivos móveis para ajudar a fazer a operação e atender os viajantes. Conforme a companhia implementa a Starlink de forma mais ampla, isso dará a essas equipes as mesmas capacidades que possuem em terra, incluindo quando estão trabalhando em locais remotos, ou quando os serviços tradicionais podem ser impactados, como durante quedas de energia ou desastres naturais.
Comentário
É muito bom ver o investimento das companhias aéreas em tecnologia, especialmente porque beneficiam os passageiros de muitas formas. Nesse caso, além de melhorar a qualidade do atendimento e do serviço prestado, os viajantes poderão encontrar mais formas de entretenimento, ou até mesmo resolver questões importantes da vida pessoal e trabalho enquanto voam.
O que achou da novidade?