Agora é oficial! O Governo da Austrália anunciou que a exigência do uso de máscara em todos os voos, sejam eles nacionais ou internacionais, será removida a partir das 00h01 [horário local] do dia 09 de setembro de 2022. A medida foi anunciada em um comunicado à imprensa pelo ministério da saúde do governo australiano em sua página oficial.
O Ministro da saúde, Hon Mark Butler, afirmou que a exigência de uso de máscaras em voos internacionais para a Austrália foi implementada pela primeira vez em janeiro de 2021 para reduzir o risco de transmissão de COVID-19 a bordo das aeronaves. Devido ao cenário atual, o governo decidiu por retirar a exigência, porém ainda recomenda que os passageiros continuem utilizando as máscaras para proteção pessoal.
Veja abaixo o trecho que confirma a nova diretriz [tradução livre]:
“A exigência de uso de máscara em voos internacionais para a Austrália será removida a partir das 00h01 de sexta-feira, 9 de setembro de 2022. Isso é baseado no conselho do Diretor Médico e é consistente com a decisão do Gabinete Nacional em 31 de agosto de 2022 em voos domésticos.”
Além do uso de máscara em voos internacionais passar a ser opcional a partir de sexta-feira (09), a Austrália também não exige mais a apresentação de um teste negativo para COVID-19 e a prova de vacinação. Ainda, a respeito da proteção facial, o governo australiano alerta que, embora a exigência não seja mais obrigatória, os viajantes devem estar cientes de que as companhias aéreas e os países pelos quais viajam podem ter requisitos diferentes.
Algum leitor com viagem programa para a Austrália? Para mais informações sobre as regras sanitárias para ingresso no país, clique aqui.