A companhia aérea Virgin Atlantic revelou ambições de explorar o serviço de Mobilidade Aérea Urbana, ao fechar um contrato de joint-venture com a empresa britânica Vertical Aerospace. Essa parceria inclui uma opção para a Virgin comprar até 150 aeronaves eVTOL para operar rotas curtas entre as cidades do Reino Unido e centros aeroportuários, começando com Heathrow, Manchester e Gatwick.
O VA-X4 é um jato totalmente elétrico com emissões zero de carbono, sendo uma aeronave silenciosa e com um alcance de mais de 100 milhas. Ele tem capacidade para transportar quatro passageiros, além de um piloto. O modelo tem quatro rotores avançados de inclinação na frente e rotores retraíveis na parte traseira, capazes de alcançar velocidades acima de 200 mph (algo próximo dos 320 km/h), e foi criado para revolucionar a mobilidade urbana e tornar as viagens aéreas elétricas, com certificação para os mesmos padrões de segurança dos aviões comerciais.
A Virgin Atlantic e a Vertical Aerospace trabalharão juntas para explorar uma joint venture para fornecer com o eVTOL no Reino Unido, combinando o conhecimento e experiência de ambos os parceiros. A Vertical Aerospace e a Virgin Atlantic buscarão estabelecer conectividade de aeronaves elétricas de curta distância entre as cidades do Reino Unido e os aeroportos de Heathrow, Manchester e Gatwick.
O objetivo é permitir conectividade regional sustentável, com preços competitivos na jornada do cliente. Por exemplo, reduzindo a viagem de 56 milhas de Cambridge a Londres Heathrow para apenas 22 minutos, em comparação com 1h30, viajando de carro pela estrada. Com 37 vilas e cidades com população de mais de 100 mil pessoas aos arredores do Aeroporto de Heathrow, o VA-X4 vai oferecer um enorme potencial para suportar transferências de curta distância com emissões zero para 7,7 milhões de clientes fora de Londres, para voos de e para o principal aeroporto do Reino Unido.
Shai Weiss, CEO da Virgin, disse que a companhia está entusiasmada com a parceria para ser pioneira em viagens aéreas sustentáveis e com emissões zero no Reino Unido. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Vertical Aerospace para ser pioneira em viagens aéreas sustentáveis e com emissões zero no Reino Unido. Temos orgulho de construir parcerias estratégicas duradouras e estamos entusiasmados em trabalhar ao lado da Vertical em sua missão de levar as viagens eVTOL ao Reino Unido”.
Ele também deu mais detalhes sobre os pedidos de até 150 aeronaves.“Nossa parceria inclui uma opção para a Virgin Atlantic adquirir até 150 aeronaves eVTOL VA-X4 e a exploração de uma Joint Venture para trazer conectividade de veículos elétricos de curta distância para cidades e nossos centros aeroportuários no Reino Unido, começando com London Heathrow, bem como Manchester e Londres Gatwick. Combinando a experiência em design, engenharia e fabricação da Vertical com a experiência do cliente premiada e excelência operacional da Virgin Atlantic”, finalizou.
Embraer também investe no mercado de eVTOL
Durante o evento Uber Elevate 2018 em Los Angeles, a Embraer apresentou o seu primeiro conceito de veículo elétrico de pouso vertical (eVTOL), desenvolvido em parceria com a Uber. Assim como a ideia da Virgin, o conceito apresentado pelas empresas é de uma aeronave com a missão de servir passageiros em um ambiente urbano, com base em segurança, experiência do passageiro, acessibilidade econômica e com baixo impacto para as comunidades, em termos de emissões e ruído.
Para focar no mercado de eVTOL, a Embraer anunciou, em outubro de 2020, a criação da Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. como uma empresa nova e independente dedicada a desenvolver o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana. Ela está desenvolvendo um portfólio completo de soluções para preparar o mercado de eVTOLs e, em última análise, beneficiar a vida das pessoas, incluindo o desenvolvimento e certificação do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical da empresa, uma abrangente rede de suporte e serviços associados e a criação de soluções de gestão de tráfego aéreo urbano.
Um protótipo em escala real do VA-X4 está em produção e o primeiro voo-teste está planejado para acontecer no final do ano.