A Virgin Atlantic anunciou que vai suspender sua rota de Londres (Heathrow) para Xangai a partir do dia 26 de outubro deste ano, 25 anos depois que a companhia aérea serviu pela primeira vez o centro financeiro chinês. As reservas para data posterior à suspensão serão reembolsadas. Saiba mais!
Fim de uma rota antiga
Depois de 25 anos de operação, a Virgin Atlantic anunciou que vai suspender a rota que vai do Aeroporto de Heathrow, em Londres, para o Aeroporto Pudong, em Xangai. O último serviço de Londres para a cidade chinesa será operado em 25 de outubro, seguido pelo último voo com destino a Heathrow em 26 de outubro.
A companhia aérea justificou a decisão pelo aumento do tempo do voo devido à impossibilidade de sobrevoar o espaço aéreo russo, o que resultou em operações “cada vez mais caras”.
De acordo com a Virgin, atualmente, o serviço de saída de Heathrow está demorando uma hora a mais do que antes do conflito entre Rússia e Ucrânia, enquanto o voo de ida para Londres está levando duas horas a mais. Sendo assim, o tempo extra de voo exigiu mais tempo de uso da aeronave e mais trabalho da tripulação.
A companhia inglesa ainda informou que entraria em contato com os passageiros afetados pela decisão a partir de 18 de julho “para discutir suas reservas e oferecer um reembolso”.
Outras suspensões para o Leste Asiático
Embora o serviço entre Heathrow e Xangai esteja em operação desde 1999, ele só foi reestabelecido em maio de 2023, depois de um hiato por conta da pandemia de Covid-19.
Em outubro de 2022, a companhia aérea suspendeu a rota Heathrow-Hong Kong depois de quase 30 anos de operação. O serviço também foi interrompido temporariamente por conta da pandemia, e deveria ter sido relançado em março de 2023.
Na época, a Virgin disse que “complexidades operacionais significativas devido ao fechamento do espaço aéreo russo contribuíram para a decisão comercial de não retomar os voos em março de 2023, conforme planejado”.
A rota Heathrow-Tóquio da companhia também foi suspensa em 2015 e, com a atual decisão sobre Xangai, a Virgin vai deixar de ter voos para o Leste Asiático ainda esse ano.
Com a suspensão dos voos para Xangai pela Virgin, apenas a British Airways e a China Eastern Airlines continuam operando rotas entre o aeroporto de Londres e a cidade chinesa.
A empresa também informou que existem planos provisórios de lançar uma rota para Seul, mas isso depende da concretização da fusão entre Korean Air e Asiana.
Comentário
A suspensão de rotas prejudica os passageiros que costumam embarcar nesses voos e dão preferência a certas companhias. Vale ressaltar que a companhia irá reembolsar os voos já adquiridos após o dia 24 de outubro. Portanto, se é o seu caso, sugerimos que entre em contato com a companhia ou com a agência de viagens que adquiriu a rota.
O que achou da decisão da Virgin Atlantic? Para mais informações, acesse o site oficial da companhia.