O Brasil se prepara para sediar um dos maiores eventos globais sobre mudanças climáticas, e o Governo Federal acaba de dar um passo importante para garantir que tudo ocorra com eficiência. Uma nova portaria vai agilizar a entrada de estrangeiros credenciados para a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que será realizada em novembro, em Belém (PA). A medida busca facilitar o deslocamento de milhares de participantes e assegurar a logística e o bom funcionamento do maior e mais importante evento sobre o clima do planeta. Confira!
O ministro do Turismo, Celso Sabino, explicou o objetivo da iniciativa. “Esta é uma decisão fundamental. Ao facilitar a chegada dos participantes da COP30, nós estamos não apenas garantindo o sucesso do evento, mas, também, abrindo as portas do Brasil e da Amazônia para milhares de visitantes”, afirmou Sabino.
Visto facilitado para participantes da COP30
A portaria publicada pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça define regras claras para a concessão de vistos de visita aos participantes da COP30. O documento será eletrônico, gratuito e válido até 31 de dezembro de 2025, permitindo múltiplas entradas no país. A solicitação deverá ser feita nas representações diplomáticas brasileiras no exterior, e o visto se destina a estrangeiros de países que não têm acordo de isenção com o Brasil.
A decisão estratégica do Governo promete facilitar o fluxo de mais de 50 mil pessoas entre delegados, especialistas, jornalistas e representantes da sociedade civil.
Preparativos para a COP30
Além da liberação de vistos, o governo tem atuado fortemente na preparação da capital paraense. Através da Escola Nacional de Turismo, mais de 2 mil profissionais já foram capacitados para atender os visitantes da COP30. Os cursos incluem atendimento ao turista, idiomas e práticas sustentáveis, habilidades essenciais para quem vai atuar em um evento dessa magnitude.
Outra frente importante é a infraestrutura. Belém está recebendo investimentos para revitalização de atrativos turísticos e melhoria da experiência dos visitantes. Já no setor aéreo, a malha de voos domésticos será reforçada. Em novembro, a oferta de assentos deve crescer 23,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Haverá também mais voos e assentos internacionais, garantindo mais conectividade para quem vem de fora.
Conheça a Travel
Você sabia que agora o Passageiro de Primeira tem um site dedicado exclusivamente ao universo de viagens? A Travel é um site especializado em guias de destinos, além de notícias e promoções relacionadas a viagens.
A nossa missão é ser a sua nova fonte diária de inspiração para vivências únicas e imersivas ao redor do mundo. Com um olhar atento à autenticidade e à imersão cultural, a Travel vai além dos roteiros turísticos tradicionais, oferecendo aos viajantes uma experiência genuína, que valoriza a cultura local, a curiosidade e a sustentabilidade. Trazemos a expertise do Passageiro de Primeira em nosso sangue, o que garante excelência nas informações e serviços.
Venha ver o mundo com novos olhos! Conheça a Travel! ✨
Desconto em hotéis, contas globais e mais
Vai viajar? Aproveite nossos cupons de desconto para ter uma viagem mais econômica!
Comentário
A COP30 promete ser um marco para o Brasil, não só pelo conteúdo discutido, mas pela forma como o país está se preparando. Agilizar a entrada de estrangeiros reduz ruídos e ausências, e também promove o Brasil e a Amazônia como destinos de relevância internacional. Enquanto investir em qualificação e infraestrutura mostra um esforço coordenado para fazer bonito diante do mundo. Além de deixar um legado para a população paraense, a COP30 em Belém tem tudo para ser um sucesso!
Para mais informações, visite a página oficial do Ministério do Turismo.