fbpx

Voando sobre rodas: 10 dicas chaves de viagem aérea para PNE’s

Notícias

Por Felipe Alimari

Oi, pessoal! Para quem ainda não me conhece, meu nome é Luis Felipe Alimari e faço parte da equipe do PP. Muita gente tem me perguntado como faço pra voar, tanto voos curtos como voos longos e existem muitas dúvidas, então, resolvi fazer este post com os pontos principais e espero ajudar todos os viajantes com necessidades especiais. Como amo voar, sempre que possível dou uma escapada. Como costumo dizer: a vida é muito curta para perder aventuras!

#PraTodoMundoVer: Eu na cadeira de rodas no ambulift aguardando o pré-embarque


Dicas

Aqui estão algumas dicas e truques que aprendi ao longo do caminho que ajudarão a “Voar com Rodas” mais facilmente.

  1. Reserve assistência especial com antecedência

Mesmo que você consiga empurrar a cadeira de rodas sozinho (que não é o meu caso), lembre-se de que você terá as mãos cheias com cartões de embarque, bagagem de mão, etc… Ter assistência especial também nos ajuda a pular a maioria das filas (uhuuu), e os funcionários geralmente sabem como cortar os caminhos e conhecem os melhores atalhos, em aeroportos grandes e movimentados isso facilita muito.

  1. Ligue 24 horas antes do seu voo para verificar os detalhes da sua reserva

Ligue para a companhia aérea 24 horas antes do seu voo para garantir que eles tenham todos os detalhes necessários para tornar seu voo o mais tranquilo e agradável possível. Verifique novamente os números dos assentos para ver se eles são acessíveis e certifique-se de que a assistência especial foi reservada e encontra-se no sistema.

  1. Etiquete a cadeira de rodas 

Ao fazer o check-in, peça que a estrutura da cadeira de rodas seja marcada e ou etiquetada. Alguns braços de cadeira de rodas são removidas para armazenamento e as rodas podem ser removidas para economizar espaço também, portanto, peça pra etiquetar todas as partes, é a aposta mais segura. Além disso, certifique-se de que seu destino e o destino da cadeira de rodas correspondam.

  1. Certifique-se de chegar ao aeroporto a tempo

Certifique-se de chegar com bastante antecedência para não ter pressa. Chegar cedo também lhe dará tempo no check-in para garantir que tudo ocorra como planejado. Se o seu voo for internacional, recomendo no mínimo 3 horas de antecedência e nacional pelo menos 2 horas.

  1. Solicite assento prioritário e assistência até o assento da aeronave

Se você não puder caminhar uma curta distância sozinho para ir da porta da aeronave até o seu assento, solicite o assento da primeira fileira, sempre do corredor e com antecedência. É mais prático e menos desgastante, fora que ajuda a chegar ao seu lugar sem perigo de queda e machucar a si mesmo ou às pessoas que o atendem. As companhias aéreas nem sempre têm funcionários treinados adequadamente para ajudá-lo na transferência. 

  1. Peça para deixar a cadeira de rodas na cabine

Sempre que possível e a companhia aérea permitir, vá com sua própria cadeira de rodas até a porta da aeronave, e peça para ser guardada na cabine do avião e não no porão. Dessa forma, as chances dela ser danificado são menores e, se você tiver que fazer uma escala, poderá acessá-lo facilmente e retirá-lo para usá-lo durante a mesma.

  1. Peça à companhia aérea para fazer um pré-embarque

Isso lhe dará mais tempo, sem outros passageiros a bordo, para chegar ao seu assento. Também será menos constrangedor e confortável se acomodar no assento da aeronave. Certifique-se de que a equipe perceba que pré-embarque significa entrar no avião ANTES de todos os outros entrarem. Algumas companhias aéreas permitem que você embarque primeiro, mas com o restante dos passageiros logo atrás de você, o que não ajuda absolutamente em NADA.

  1. Remova os elementos removíveis da cadeira de rodas, se possível

Sempre que possível, remova a almofada da cadeira de rodas, a capa do assento, os porta-copos, e todas as “tralhas” que achar necessário antes de guardar a cadeira. Desta forma, haverá menos coisas que podem ser quebradas ou perdidas ao longo do caminho. Se você utiliza uma almofada especial para apoio ou conforto, também pode ser melhor se sentar na sua própia almofada no assento do avião. Sempre faço isso!

  1. Dobre sua cadeira de rodas você mesmo – ou diga à equipe como

Assim que você se acomodar na poltrona do avião, oriente à equipe como fechar sua cadeira de rodas e como ela se dobra se não tiver uma estrutura rígida. Existem muitos tipos de cadeiras de rodas e elas se dobram de maneiras diferentes, portanto, o risco de danos será menor e você economizará esforço e tempo da equipe, pois sabe exatamente como dobrar. Você também pode trazer uma alça para amarrar a cadeira dobrada se a cadeira de rodas não tiver sua própria alça.

  1. Use o banheiro 

Lembre-se que os banheiros dos aviões são pequenos, de difícil acesso, movimentados, anti-higiênicos e extremamente desconfortáveis. Particularmente sempre vou ao banheiro minutos antes de embarcar e até hoje é a melhor solução pra mim. Mas, caso você realmente precisar usar o banheiro durante o voo, pergunte à tripulação de cabine se você pode usar a área médica de emergência (mais espaço no chão com uma cortina para privacidade). Além disso, lembre-se de que você pode solicitar a cadeira de rodas de corredor durante o voo para esse fim, se necessário. É extremamente desconfortável, mas é o que temos.

#PraTodoMundoVer: Eu sentado na aeronave


Comentário

As companhias aéreas podem ter políticas e procedimentos diferentes, mas, as dicas acima funcionam na maioria dos casos, com a maioria das companhias aéreas. A conclusão é: Nínguem conhece suas necessidades melhor do que você, então não tenha medo ou vergonha de solicitar ajuda e jamais desista dos seus objetivos.

E aí, você concorda? Comente aí! 😊

Felipe Alimari
Instagram: @passageirosobrerodas

Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
10% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.