Esses dias eu descobri que a Latam estava operando voos entre Miami e Cancun! Exato: entre os Estados Unidos e o México!
Fiquei surpreso e imagino que muitos de vocês também, afinal, apesar da LATAM ter presença como operador local em alguns países, até onde eu sabia, México e Estados Unidos não estavam nesta lista.
De fato não estão. A LATAM tem operações locais no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador, Colômbia e Paraguai.
Sendo assim, como é que a Latam oferece voos entre países nos quais não possui operação? A resposta é: aproveitando-se da Fifth Freedom para fazer os “voos de quinta liberdade”!
O que é a quinta liberdade aérea ou os fifth freedom flights?
Esse tipo de voo acontece quando a cia parte de um país no qual possui operação, segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação. Exemplifico: a Emirates opera um voo Dubai – Rio de Janeiro – Santiago. Sua bandeira é dos Emirados Árabes e ela não opera nem no Brasil, nem no Chile. Entretando, aproveitando-se da quinta liberdade aérea, ela tem a permissão de voar entre esses dois países, com embarque e desembarque de passageiros em todos os pontos.
Os voos de quinta liberdade da Latam
Como curiosidade, o grupo Latam Airlines opera (de acordo com o que sabemos) 4 rotas baseadas na Fifth Freedom. Vocês sabem dizer quais são elas?
…
…
…
Vamos lá!
1. Santiago -> Auckland -> Sydney: o trecho Auckland – Sydney é baseado nessa liberdade, uma vez que a Latam não opera localmente nem na Nova Zelândia nem na Austrália;
2
2.Santiago -> Madrid -> Frankfurt;
3. Santiago -> Punta Cana -> Miami;
4. Santiago -> Miami -> Cancun.
No passado, a Latam também já operou voos entre Nova Iorque e Toronto, mas deixou de oferecer a rota.
Esses voos têm como característica seguir com a mesma numeração de voo durante os 2 trechos que opera!
Será que falta algum?
Vocês conheciam todos esses voos oferecidos pela Latam? Alguém por ai já voou apenas o segundo trecho deles? Conhecem algum outro caso que esquecemos de incluir?