fbpx

Você conhece o avião presidencial brasileiro?

Diversos

Por Gabriel Marinho

Transportar um chefe de estado de um local para outro é uma tarefa, muitas vezes, complicada. Esse processo geralmente envolve um complexo sistema de segurança e logística. E como seria um pouco difícil transportar uma figura tão importante para a soberania de um país em um avião comercial regular, aviões privativos e exclusivos são usados para a tarefa. Os EUA, por exemplo, possuem um Boeing 747. Já o governo brasileiro possui um Airbus 319 para transportar o presidente e sua comitiva, o chamado “Brazilian Air Force One.


A aquisição da aeronave

Em 2005, o governo brasileiro sob comando do então presidente Lula adquiriu a aeronave presidencial que é usada até hoje. O nome oficial da aeronave é Airbus VC-1A Santos Dumont, e foi adquirida como substituição para o Boeing 707 — carinhosa e jocosamente chamado de “sucatão” — que até então era usado para essa tarefa. A primeira viagem realizada pelo presidente aconteceu em 19 de janeiro de 2005, entre Brasília e Tabatinga, na Amazônia. Na época, a aeronave foi apelidada de “Aerolula” mas, apesar do nome, foi usada no governo Dilma, Temer e atualmente no governo Bolsonaro.

Pequim, China – Lula desembarca do VC-1A, ao lado de D. Marisa Letícia. (Antônio Milena – Agência Brasil)

O custo total para os cofres públicos na época foi de U$56.7 milhões. As adaptações para uso presidencial custaram outros US$ 13,5 milhões. E mais US$ 4,6 milhões foram gastos com apoio logístico – software, peças de reposição, etc.

A princípio o modelo parece com outros A319 usados na aviação comercial (como os usados pela Latam, por exemplo). Mas a aeronave do presidente possui importantes mudanças técnicas e em seu interior.

A aeronave consegue voar até 11.000 km dependendo do número de passageiros a bordo. Permitindo voos de Brasília a Paris, Nova York, Quebec ou a Washington, sem escalas. Diminuindo assim, a demanda por apoio logístico da FAB (Força Aérea Brasileira) durante as escalas.


Interior

A cabine é dividida em três seções separadas.

A primeira seção (perto do cockpit) é a área presidencial da aeronave, configurada com escritório particular, suíte presidencial, sala de reunião e escritório de segurança.

A suíte presidencial é equipada com cama, TV, armário e até um chuveiro.

A seção do meio é configurada com assentos de primeira classe reservados para autoridades e funcionários da comitiva.

A seção traseira é configurada com 20 assentos de classe executiva reservados para jornalistas e outros passageiros.

A aeronave também está equipada com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), três galleys e sistema de comunicação via satélite.


Segurança

Além de trazer conforto ao presidente e sua comitiva, a aeronave também é preparada para funcionar como um centro de operações militar em caso de emergência. Um exemplo disso ocorreu após ao ataque às torres gêmeas em Nova Iorque. Nas primeiras horas, o presidente norte-americano passou a liderar a nação a bordo do “Air Force One.”

O Aerolula possui capacidade para 30 até passageiros e 12 tripulantes e é equipado com mecanismos de defesa que reforçam a proteção e a segurança da aeronave tal como armamentos de uso exclusivo das Forças Armadas, sistemas imunes a interferências eletromagnéticas e uma unidade auxiliar de potência, capaz de gerar energia para partida autônoma dos motores, no solo e mesmo durante o voo.

Além dessa aeronave, alguns jatos da Embraer e dois helicópteros também compoem a frota presidencial.


Você já conhecia a aeronave presidencial? O que achou?

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.