Você sabia que aquele pequeno buraco na parte inferior das janelas dos aviões tem um importante papel para a saúde e o bem-estar dos passageiros. A KLM nos enviou este texto que explica bem tudo isto.
Estamos acostumados a ler e ouvir sobre temas imponentes da aviação, como por exemplo a propulsão, a elevação, as forças de engenharia que conseguem manter um avião tão grande e tão pesado nos ares e com uma velocidade tão alta. Mas hoje, vamos falar sobre algo pequeno, que tem um papel muito importante para a indústria, mas que passa despercebido pela maioria: janela de avião.
Você já notou aquele pequeno buraco na parte inferior das janelas dos aviões? Ele é conhecido como válvula de respiro, ou orifício de respiração, e permite que a pressão entre a cabine de passageiros e a fuselagem externa se mantenha equilibrada.
A janela é composta por três camadas, e a válvula de respiro está localizada na camada central. Essa válvula é uma parte importante na saúde e no bem-estar dos passageiros pois, conforme a altitude aumenta, a pressão diminui, e ela permite que a pressão esteja em um nível seguro para que você possa respirar normalmente e com segurança. Além disso, a válvula também libera a umidade do espaço entre as camadas internas e externas, o que permite que a janela permaneça praticamente livre de névoa.
Por que uma janela de avião é curvada?
As janelas curvas permitem que a pressão flua livremente pela superfície da janela e evita o acúmulo de pressão nos cantos. O gelo também pode aparecer em meio as camadas, já que as temperaturas na altitude de aproximadamente 30.000 pés, ou 10km, podem ficar em torno de -56.5°C. A pressão do ar diminui para 3,84 libras por polegada quadrada, um quarto do seu valor total em comparação com a pressão no nível do mar, que é aproximadamente 14,7 libras por polegada quadrada.
Ótimos detalhes para reparar na próxima viagem!