fbpx

Você sabia que pilotos e co-pilotos não costumam comer a mesma refeição?

Notícias

Por Dérek Arakaki

O mundo da aviação é cheio de curiosidades e fatos que muitas vezes são desconhecidos por grande parte dos passageiros que pegam voos todos os dias em diversas rotas pelo mundo. Já falamos aqui no site, por exemplo, sobre o “sarcófago”, o lugar secreto onde a tripulação descansa durante voos de longa duração. Hoje vamos compartilhar outro fato curioso envolvendo mais especificamente os pilotos e co-pilotos. Você sabia que a recomendação é que eles nunca façam a mesma refeição que o seu colega de voo?

A prioridade das companhias aéreas é sempre a segurança do passageiro e essa é uma medida que inicialmente pode parecer exagerada, mas que quando analisada com detalhes passa a fazer muito sentido. Apesar de não ser algo obrigatório pelos órgãos regulatórios, cada aérea possui sua própria recomendação. No geral a ideia é a mesma: evitar que algum problema como intoxicação alimentar possa atingir piloto e co-piloto ao mesmo tempo.

Entre as recomendações, além de não realizarem a mesma refeição, está a de evitar comidas como peixe cru, por exemplo. Algumas companhias inclusive buscam servir comidas de classes diferentes aos seus pilotos. Exemplo: um recebe uma comida da primeira classe e outro da executiva.

Apesar de ser algo raro é interessante ver esse tipo de situação sendo levado em conta pelas companhias aéreas. Segurança de nós passageiros em primeiro lugar!

E você? Já passou por alguma situação relacionada a alimentação durante um voo?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.