Pessoal, uma notícia curiosa em meio a esse momento delicado que vive o setor da aviação mundial. Os voos da LATAM que partem de São Paulo para Tel Aviv, em Israel, passam a ter cerca de 2 horas a menos de duração. O motivo? Um decisão do governo do Sudão permitindo que voos de/para Israel sobrevoem seu espaço aéreo.
O voo da LATAM para Tel Aviv
Para quem não conhece essa rota, o voo da LATAM se inicia em Santiago, no Chile, faz uma parada em São Paulo, para só então partir até Tel Aviv. O curioso é justamente o tempo de voo que, até então, chegava a ter cerca de 15h (na volta).
- Tempo de voo ida
O voo entre São Paulo (GRU) e Tel Aviv (TLV) tinha duração de 13h20min:
Tempo de voo volta
Já o voo de volta entre Tel Aviv (TLV) e São Paulo (GRU) tinha duração de 15h10min:
Questões políticas
Essa rota poderia ser mais curta, porém, devido a questões políticas, os voos de e para Israel não podem cruzar o espaço aéreo de alguns países. Veja abaixo as restrições do espaço aéreo.
Com isso, o voo da LATAM faz um “desvio” até Tel Aviv. Veja o caminho percorrido:
Liberação do espaço aéreo do Sudão
O governo do Sudão acaba de autorizar, pela primeira vez, que voos diretos de/para Israel sobrevoem o seu espaço aéreo. A decisão ocorre depois do encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder sudanês Abdel Fattah al-Burhan, em fevereiro. Na ocasião, foram anunciadas medidas visando à normalização entre os países.
Com isso, os voos da LATAM estão autorizados a sobrevoar o Sudão.
Como era e como ficou
Veja abaixo um comparativo da rota do voo da LATAM (LA712) antes e depois da decisão. A expectativa é que a duração do voo tenha uma redução de cerca de 2 horas, sendo a maior diminuição no voo de volta, entre Tel Aviv e São Paulo.
- Como era:
O voo do último sábado (14) ainda vez a rota tradicional, evitando o espaço aéreo de países que possuem restrição.
- Como ficou:
Já o voo que partiu de São Paulo ontem (16) e acaba de pousar em Tel Aviv, fez uma rota diferente, se beneficiando da decisão:
Comentário
Interessante ver como a decisão de um governo influencia diretamente os voos das companhias aéreas. Outros países como o Catar, por exemplo, também possuem restrições. Saiba mais nesse post.
Para quem quer chegar logo em Israel a notícia é muito bem vinda! Já para os AvGeeks que gostam de curtir cada minuto dentro do avião, as viagens para Tel Aviv com a LATAM passam a ser mais curtas, rs.
Alguém já fez essa rota entre São Paulo e Tel Aviv?
Dica do leitor Daniel