A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 15 de setembro de 2025, todas as suas operações serão oficialmente transferidas do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro (LUA), para o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), localizado em Bom Jesus, na província de Icolo e Bengo. A medida marca a conclusão de um processo de transição gradual iniciado em novembro de 2024.
“Estamos entusiasmados com esta transferência total e completa dos nossos serviços comerciais de passageiros para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto. Esta mudança representa um passo crucial na nossa estratégia de melhoria da experiência do cliente e eficiência da nossa operação, sendo que toda a logística e frota estarão centralizadas no AIAAN, o que oferece muitas sinergias positivas”, declarou Nelson Rodrigues de Oliveira, presidente da Comissão Executiva da TAAG.
Voos internacionais no novo aeroporto
Com a mudança, os voos internacionais de maior demanda da TAAG passam a operar integralmente a partir do novo aeroporto. Entre os destinos contemplados estão Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé e Maputo. Esses voos se somam às rotas domésticas e regionais que já operam no AIAAN, como Brazzaville e Kinshasa.
O novo aeroporto foi projetado para atender ao crescimento da demanda por transporte aéreo no país e conta com infraestrutura moderna, maior capacidade de atendimento, melhorias nos processos de embarque e desembarque, além de serviços aprimorados aos passageiros.
A transferência está em conformidade com o Decreto Executivo n.º 06/2025, de 27 de maio, e faz parte da estratégia do Governo de Angola para consolidar Luanda/Icolo e Bengo como um hub logístico regional e internacional, com conexões entre o Norte e Sul e o Leste e Oeste do continente africano.
A TAAG informou ainda que está em curso um plano de comunicação voltado a clientes, parceiros, autoridades, corpo diplomático e demais stakeholders, a fim de garantir uma transição clara e eficiente.
Novo aeroporto de Angola
Localizado no município de Icolo e Bengo e situado a 42 km da capital de Luanda, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) foi construído num terreno com uma área total de 75km quadrados, e foi projetado para acolher aeronaves de categoria F (como o Airbus – A380, por exemplo). O investimento total chega a cerca de US$ 3 a 3,8 bilhões, com a expectativa de impulsionar o turismo, o comércio e conectar ainda melhor o país ao mundo.
O Terminal de Passageiros possui três píeres (dois internacionais e um doméstico) e 40 posições de parqueamento de aeronaves, com capacidade para receber 15.000.000 passageiros/ano, sendo 10.000.000 passageiros internacionais (3.288 passageiros em hora de pico) e 5.000.000 passageiros domésticos (1.644 passageiros em hora de pico.
Já o Terminal de Carga possui capacidade para 130.000 toneladas de carga/ano (o equivalente diário à carga de três aeronaves A380 ou quatro aeronaves B777), além de um terminal segregado de cargas perigosas (explosivos, químicos, radioativos, etc.) e 16 câmaras refrigeradas para produtos de saúde e alimentação.
O AIAAN vai substituir gradualmente o Aeroporto 4 de Fevereiro, integrando operações de carga, voos domésticos e agora internacionais. Com infraestrutura de ponta, amplo apoio viário-ferroviário e uma visão estratégica de tornar-se um hub africano, o novo terminal representa o futuro da aviação e logística angolana.