fbpx

WhatsApp Pay está oficialmente disponível no Brasil

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

WhatsApp Pay – ou Pagamentos no WhatsApp (na sua tradução oficial) – está oficialmente disponível no Brasil. Usuários do serviço de mensagens agora podem transferir dinheiro sem taxas para seus contatos através do app.

As transferências entre contas bancárias são feitas com segurança. O serviço de pagamentos no WhatsApp é habilitado pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos (entidade autorizada pelo Banco Central), e processado pela Cielo no Brasil. Além disso, o usuário ainda pode usar a proteção do PIN (mesmo do Facebook Pay) ou então optar pela biometria digital ou facial para aprovar todas as transações de envio de dinheiro. Segundo a empresa, os dados do seu cartão são protegidos com criptografia e por diversas camadas de segurança.


Como utilizar o serviço

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e verificar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes. Há duas maneiras de configurar o serviço – uma cadastrando pelo WhatsApp ou configurando o Facebook Pay dentro do aplicativo. Veja abaixo o passo a passo de cada um:

WhatsApp

  1. Abra a conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro, toque em Anexar (o sinal de + para quem possui iPhone ou os três pontinhos no Android) e após isso vá em Pagamento;
  2. Toque em continuar na tela do Facebook Pay e, logo após, aceite os termos do Facebook, WhatsApp e Cielo;
  3. Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay, insira ele novamente no Facebook Pay e toque em “avançar”. Para usar sua impressão digital ao invés de inserir seu PIN manualmente, toque em “usar impressão digital”.
  4. Insira seu nome, sobrenome e CPF e em seguida, toque adicione os dados do seu cartão.
  5. Feito isso é só clicar em salvar e pronto!

O WhatsApp divulgou um vídeo em seu YouTube mostrando como funciona o serviço. Veja abaixo:

Facebook Pay

  1. Toque em mais opções (aqueles três pontinhos para quem possui Android) ou então basta clicar em configurações para iPhone;
  2. Feito isso vá em “Pagamentos” depois em “Facebook Pay” e  “Continuar”.
  3. Você também pode adicionar cartões de crédito, mas poderá usá-los somente para enviar pagamentos para empresas.

Quem tem acesso ao serviço

Até o momento, só algumas pessoas possuem o acesso ao serviço de pagamentos, que deve ser expandido aos outros usuários gradualmente. Apesar disso, segundo publicado no Twitter oficial do WhatsApp, tem uma forma de conseguir o acesso à carteira digital. Basta pedir para alguém que já possui o acesso te enviar uma quantia qualquer de dinheiro pelo aplicativo que a função vai estar disponível para você.


Limites e bancos aceitos

Você pode enviar até R$ 1.000 (mil reais) por transação e receber até 20 (vinte) transações por dia ou R$ 5.000 (cinco mil reais) por mês. Ao atingir o limite, você não poderá enviar nem receber pagamentos. Veja abaixo as bandeiras e os bancos disponíveis:

  • Banco do Brasil: Visa
  • Banco Inter: Mastercard
  • Bradesco: Visa
  • Itaú: Mastercard
  • Mercado Pago: Visa
  • Next: Visa
  • Nubank: Mastercard
  • Sicredi: Mastercard e Visa
  • Woop, a conta digital da Sicredi: Visa

Detalhes do serviço

  • Você precisa ter pelo menos 18 anos de idade e um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos ou parceiros participantes para usar o Facebook Pay e para enviar e receber dinheiro no WhatsApp.
  • Não é possível usar o serviço de pagamentos no WhatsApp Web nem no WhatsApp para computador.

Comentário

Os pagamentos digitais receberam bastante atenção durante os últimos meses, principalmente devido a pandemia, que fez com que hábitos antigos fossem remodelados e adaptados para o “novo normal”. Com o dinheiro não foi diferente, carteiras digitais – de pequenos e grandes bancos – estão em rápida expansão no país.

Da mesma forma que o WhatsApp, o Facebook também liberou o serviço no Brasil, com a Claro (que lançou o Claro Pay para clientes e não-clientes da operadora) e outras empresas.

O WhatsApp Pay já está disponível para você?

Para mais informações, acesse o site do WhatsApp.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.