A Virgin Atlantic divulgou nessa última semana a data do voo inaugural São Paulo x Londres (março de 2020) e seu acordo de codeshare com a GOL. A venda das passagens começará nessa terça (10).
Mas, a pergunta que fica é: como poderemos emitir esse trecho com milhas? Quanto custará? Em qual programa de fidelidade? Enquanto seguimos na expectativa, pensei em algumas possíveis opções para a emissão com milhas dos futuros voos VS197 e VS198.
Algumas Opções
- Delta SkyMiles
No SkyMiles, da Delta, o custo de resgate do trecho Brasil x Europa em classe executiva para parceiros do programa (Air France, KLM, Alitalia) é de 90.000 milhas. Logo, é de se esperar, que o custo do trecho São Paulo x Londres voando Virgin continue o mesmo das demais companhias. Veja um exemplo de resgate no SkyMiles com a Air France (GRU-CDG) em executiva:
- Singapore KrisFlyer
Muitos brasileiros mandaram pontos para o KrisFlyer, da Singapore, quando ainda era possível a transferência a partir do Membership Rewards. O KrisFlyer tem uma tabela para voos da Virgin Atlantic e cobra 50.000 milhas em classe executiva para o trecho entre América do Norte x Europa, e 60.000 milhas em classe executiva para o trecho entre América Central e Europa. A companhia voa da Inglaterra para o México e considera o país América Central.
Como podemos observar, a tabela de resgates ainda não exibe a opção América do Sul. Mas considerando os valores praticados para a América do Norte e Central, arrisco dizer que o custo entre São Paulo x Londres será em torno de 70 a 80.000 milhas.
- GOL Smiles
Durante o anúncio da parceria GOL+Virgin, foi falado sobre “reciprocidade entre programas de fidelidade”. Para quem não sabe, 49% das ações da Virgin Atlantic são da Delta. E a Delta é detentora de 12% das ações da GOL. Logo, é difícil não pensar na Smiles. O Fábio inclusive chegou a citar uma provável parceria entre Virgin e Smiles nos moldes do que acontece com clientes Diamante viajando com a Delta.
Sobre o custo da emissão São Paulo x Londres na Smiles é uma incógnita. Hoje o programa cobra entre 80 e 90.000 no trecho para Roma na executiva da Alitalia. Se ficar no teto de 100.000 será excelente. Mas de novo, é impossível prever, e tudo pode acontecer.
Comentário
A Virgin Atlantic será a 4ª companhia aérea a operar voos do Brasil a Londres. Espero que sua chegada traga resgates viáveis e custos atrativos. Qual é o seu palpite? Será que estou sendo otimista demais?