Conforme noticiamos, a Delta anunciou a compra de 20% das ações da LATAM, movimento que deve gerar grande impacto no mercado. Após o posicionamento feito pela aliança oneworld, agora a American Airlines também enviou um comunicado sobre sua parceria com a LATAM.
Comunicado da American Airlines
Segue abaixo o texto original:
E a tradução para o português:
“A LATAM e a família Cueto são parceiras da American Airlines há décadas. Dada a recente decisão negativa da Suprema Corte do Chile, que reduziria significativamente os benefícios de nossa parceria, uma vez que o Chile não foi aprovado como parte do possível acordo comercial, entendemos a decisão da LATAM de fazer parceria com uma companhia americana que não é afetada por essa decisão. Além disso, não é esperado que essa mudança na parceria tenha um impacto financeiro significativo para a American, já que a relação atual fornece menos de US$ 20 milhões em incremento de receita à American, e o negócio proposto, sem a participação do Chile, teria proporcionado vantagens limitadas. Durante o período de transição, a American trabalhará com a LATAM para garantir a melhor experiencia possível para os seus clientes. A American Airlines continua sendo a maior transportadora dos EUA para a América Latina e a América do Sul, e estamos ansiosos para competir e crescer nessa região do mundo.”
Comentário
O comunicado, como esperado, deixa claro que a American tentou minimizar os impactos do fim da parceria com a LATAM. Por mais que a companhia afirme que o acordo atual não representava ganhos financeiros significativos, a parceria vai muito além disso, já que deixa a American com uma presença muito menor em diversos destinos na região operados pela, então parceira, LATAM.
Já em relação a “garantir a melhor experiências possível aos clientes“, o que estamos vendo é o contrário! De imediato os voos da American não estão mais disponíveis para resgate por pontos na Multiplus nem para compra na LATAM. Torcemos para que seja algo temporário e não uma represália ao anuncio.
O mercado Brasileiro é importante para American Airlines e a empresa terá que procurar uma nova parceira local.
Para as últimas notícias sobre o tema acesse nossa Central de Informações LATAM+Delta.